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B2B: O que é e Como Vender no E-commerce

Você possui uma empresa que distribui ou fabrica produtos? Escrevi esta matéria para você conhecer essa nova possibilidade de alavancar suas vendas e ganhar novos mercados através de um negócio B2B.

 

b2b

 

O que é B2B?

Business to Business, traduzido para o português significa empresa para empresa. Todo o comércio e negociações entre empresas através de um portal virtual se enquadram nesta categoria. Temos exemplos de fornecedores que disponibilizam através de uma intranet (Sistema online que possui acesso restrito) seus produtos para outras empresas comprar.

 

Tendência ou Realidade

Nos últimos anos a operação de vendas através de representantes comerciais se tornam cada vez menos atrativas para as empresas, altos custos, riscos de operação, limitação geográfica, dentre outros fatores que acabam onerando e dificultando a operação.

Com a nova realidade de um mercado muito competitivo, os distribuidores e indústrias estão apostando nesse modelo para ganhar espaço e alavancar as vendas.

Ainda, conforme falamos na matéria “Ainda Vale a Pena Ter um E-commerce em 2018“, segundo pesquisa da Forrester, apenas 26% dos e-commerces são “mestres” em B2B, as demais ainda não estão preparadas para atuar de forma madura no comércio digital para empresas. Ou seja, há uma fatia de mercado muito grande a ser explorada nesse sentido.

 

Quais as principais características de um e-commerce B2B

Um bom sistema B2B deve possuir algumas ferramentas básicas para atender as necessidades de toda empresa que está pensando em iniciar suas atividades com uma plataforma e-commerce B2B, dentre essas ferramentas podemos citar:

a) Cadastro de Clientes Com Condições Especiais

b) Tabela de preço personalizada por cliente

c) Formas de pagamento personalizadas

d) Condições de parcelamento na compra

e) Orçamentos

f) Cálculo de impostos e tributos sobre as transações

 

Quais as principais vantagens do sistema B2B

Romper barreiras, alcançar mercados ainda inexplorados é o desejo de todo o empresário, com o sistema B2B essas barreiras não existem, sua empresa pode atender novos clientes sem limitações geográficas, alcançar e comunicar promoções, produtos e ofertas com enorme agilidade.

Imagine que seu representante leva um dia para viajar 600km e visitar um cliente, neste mesmo tempo seu B2B pode receber 100x mais visitantes, sem custo de deslocamento, com uma operação ágil e automatizada, com isso sua empresa economiza e vende ainda mais.

Está pensando em lançar seu e-commerce B2B para sua empresa, fique atento a legislação, cálculos fiscais, operações de logística, relacionamento com seus clientes e não se esqueça, opte por uma plataforma que possa lhe atender e que possa ser integrada ao seu sistema de ERP.

 

Leia também: Como Potencializar seu E-commerce com um Sistema de Televendas

 

Ainda tem dúvidas? Pergunte que vamos auxiliar você a entender todo o universo de possibilidades que o B2B pode lhe proporcionar.

O que é E-commerce e o que Você Precisa Saber Antes de Entrar Nesse Ramo

E-commerce é uma plataforma eletrônica para vendas que lhe permite comercializar seus produtos ou serviços na internet através dos dispositivos móveis, smartphones, tablets e computadores.

 

e-commerce

O que é e-commerce? O que você precisa saber antes de entrar nesse ramo

Traduzido para o português e-commerce significa comércio eletrônico. Através do e-commerce é possível realizar transações financeiras na internet. Os métodos de pagamento mais comuns utilizados por milhares de lojas virtuais são os cartões de crédito e o boleto bancário.

 

Primeiros Passos

Antes de iniciar qualquer operação para ter seu e-commerce, é fundamental que você tenha um bom planejamento. Anteriormente falamos quais são os 05 passos para o planejamento da sua loja virtual.

 

Direitos do Consumidor

É fundamental para a proteção do seu negócio e para obter uma boa reputação com seus consumidores que você fique atento as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor). É ele quem regula o comércio eletrônico através de diversas exigências impostas pela legislação brasileira.

Segundo o artigo 56 da Lei 8.078/90, empreendedores que atuam no comércio eletrônico de forma irregular não atendendo ao CDC serão responsabilizados e punidos de acordo com a gravidade do caso. Dentre essas podemos listar as seguintes penalidades:

a) Paralisação da operação e impossibilidade de vender os produtos ou serviços

b) Bloqueio temporário da licença de atividade

c) Multas

d) Reparação de danos ocasionados a consumidores

Em casos mais graves a Justiça pode gerar punição através do Código Penal para os casos que constituem infração e crime de relação de consumo.

 

Tenha um Gerente E-commerce

Profissionais qualificados e experientes são peça fundamental para o sucesso do seu novo empreendimento. Caso você tenha um negócio pequeno, procure se qualificar e conhecer bem esse novo modelo de negócio, cursos online e presenciais são ótima forma de ampliar o seu conhecimento.

 

 

Se você, assim como a maioria dos empresários brasileiros acredita que o e-commerce é o presente e o futuro dos negócios, você já deu o primeiro passo. Mas não pare aí! Recomendo você a conhecer um pouco mais sobre as plataformas de e-commerce.

 

Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário vamos compartilhar nossas experiências com você.

Até a próxima!

Potencialize seu E-commerce com um Canal de Televendas

Olhando para o passado a pouco mais de uma década o e-commerce ainda era uma ideia distante para empresários brasileiros, neste momento as empresas faziam reinar os canais de televendas.

 

televendas

 

Com a atual expansão do e-commerce e a facilidade em realizar vendas através dos canais digitais, muitos empresários deixaram para trás a ideia de operacionalizar as televendas.

Quando falamos em venda online nos vem à mente a ideia de operação “fria”, neste cenário o consumidor acessa o site, visualiza os produtos que deseja, realizamos alguns incentivos através de operações de automação aonde influenciamos o consumidor a finalizar a venda. Tudo automático, prático e rápido.

 

Invista em relacionamento

Desde então os consumidores passaram a valorizar mais as marcas que interagem, que conversam, que respondem e que prestem atenção no consumidor no momento em que eles mais precisam, isso é tão recíproco que os consumidores têm se fidelizado em média 100% mais nestas marcas do que em outras.

 

Dispor de um canal de televendas aumenta a interação de sua marca com os consumidores online, em geral empresas que estão se consolidando no comércio eletrônico chegam a registrar um volume de 50% a mais de pedidos gerados através dos canais de televendas.

 

Crie uma política de negociações

Resultados indicam que grande parte dos consumidores sentem falta de interagir com o vendedor, para pedir um desconto, tirar uma dúvida, negociar condições de pagamento e consultar o valor do frete.

 

Possibilidades da operação

Disponibilize regras de negociação para seu time de televendas, forneça alguns cupons de desconto, tenha condições especiais de frete para clientes em potencial e se possível trabalhe um sistema de fidelidade.

 

Recuperação de pedidos perdidos

Segundo a E-Commerce Radar em média 82% dos carrinhos são abandonados, toda plataforma boa registra os carrinhos abandonados, crie uma operação para que seu time de televendas possa trabalhar estes carrinhos perdidos ou pedidos que não são finalizados. Baixar este percentual pode ser a receita para o sucesso do seu e-commerce.

 

Links de pagamento

Atender seu cliente em diversas plataformas é fundamental para captar ele no momento de decisão da compra, tenha uma ferramenta de televendas que disponibilize um link para fechamento de pedido. Desta forma seu time pode montar o pedido e enviar para o cliente não importando o canal que esteja sendo realizado o atendimento.

 

Fidelize mais clientes com o Televendas

Pense, o que você está fazendo para fidelizar seu cliente? Você tem atendido de forma adequada? Seu e-commerce possui um canal para o cliente entrar em contato e tirar suas dúvidas? Grande parte dos consumidores digitais, em especial os que operam ticket de maior valor querem ter um contato humano, se sentem mais seguros, compram com mais facilidade e tendem a voltar pela satisfação de serem bem atendidos.

 

Aumento nas vendas

Desde que começou a operar, a Grapol Móveis para Escritório registrou um aumento significativo nas suas vendas, hoje opera cerca de 50% dos pedidos via televendas, segundo os diretores da empresa o canal de televendas foi uma peça fundamental para conquistar mais clientes e converter mais pedidos.

 

Como começar?

Inicialmente você não precisa montar uma equipe enorme, inflar os custos e engessar a sua operação, seja flexível, monte um time pequeno, comece a operar, invista nos resultados gerados, você vai conhecer melhor o seu cliente, quais são suas dúvidas, o que ele busca e o que ele precisa para fechar negócio.

 

Leia também: Como Impulsionar Suas Vendas nos Marketplaces sem Pagar Taxas Extras

 

Então, se você já tem um time de televendas comente aqui, deixe sua experiência, se você ainda não possui e precisa de ajuda comente também vamos compartilhar nossas experiências com você.

Como Impulsionar Suas Vendas nos Marketplaces Sem Pagar Taxas Extras

Disponibilizar seus produtos para milhões de consumidores de forma rápida e prática atrai a maioria dos empresários digitais, porém quando se deparam com o total de taxas e comissionamentos parece se tornar uma missão impossível, afinal, lucrar e ser competitivo está cada dia mais difícil. Fiz esta matéria para lhe mostrar uma forma de pagar menos taxas na hora de vender nos marketplaces.

 

marketplaces

 

Como Impulsionar Suas Vendas nos Marketplaces Sem Pagar Taxas Extras

 

O que são os marketplaces?

Antes de iniciar, para você que está começando sua jornada no mundo digital e pretende lançar seu e-commerce, os marketplaces são uma ótima forma de atingir um grande público digital com um baixo investimento e de forma rápida, são milhões de usuários que acessam os marketplaces todos os dias, estar lá pode ser a diferença que você precisa para alavancar suas vendas e fazer sua loja virtual decolar.

 

Quais são os melhores marketplaces do mercado?

Novos players se lançam no mercado nacional todos os anos oportunizando a milhares de lojas virtuais disponibilizar seus produtos para seus leads e usuários, na hora de escolher os melhores para seu negócio leve em conta a atividade principal de cada marketplace, existem marketplaces focados para tipos diferentes de negócios, abaixo listamos alguns dos maiores em cada categoria.

 

mercado livre marketplace

Mercado Livre

Pioneiro no Brasil o mercado livre pode ser considerado o mais conhecido marketplace, possui uma vasta coleção de produtos, fundamental estar presente.

✔ 144 milhões de usuários cadastrados.

✔ 128,4 milhões de produtos vendidos em 2015.

✔ Mais de 23 milhões de compradores únicos.

✔ Cerca de 3 mil buscas.

✔ 4,5 compras por segundo.

 

b2w marketplace

B2W Marketplaces

O grupo B2W integra as grandes marcas digitais, Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Premiada em diversas ocasiões como Top Of Mind, Líder em inovação, a B2W e suas marcas são uma ótima opção.

Vamos aos números da B2W:

✔ 450 milhões de pageviews por mês.

✔ 65 milhões de visitantes por mês.

✔ 2,4 milhões de pedidos por mês.

✔ 12 bilhões de reais em vendas por ano.

 

elo7 marketplace

Elo7

Fundada em 2008 a Elo7 ganhou presença digital como marketplace de produtos artesanais, de lá para cá o crescimento foi considerável, ultrapassou no seu 1º ano a marca de 1milhão de visitas. É uma ótima opção para produtos personalizados, artesanais, religiosos, comemorativos ou jóias e bijuterias.

✔ 175 milhões de pageviews.

✔ 23 milhões de visitas por mês.

✔ 24 buscar por segundo.

 

amazon marketplace

Amazon Marketplace

Recentemente a Amazon apontou seus investimentos para o Brasil, firmou inúmeros contratos com fornecedores nacionais. A Amazon pretende ganhar mercado nacional e ser muito competitiva como já faz no mercado americano.

 

hotmart

Hotmart

Fundada em 2011 este marketplaces se focou na comercialização de cursos e treinamentos online, seu canal oferece um grande número de afiliados. Uma ótima oportunidade para quem deseja produzir conteúdos digitais e ganhar público de uma forma rápida e economica.

 

walmart

Walmart Marketplace

Tradicional no e-commerce brasileiro a Wallmart se lançou como marketplace desde 2017 de lá para cá deixou de trabalhar apenas com seus estoques, disponibilizando para que empresários digitais possam revender seus produtos através do site oficial da marca.

 

canal da peça

Canal da Peça

Líder no setor de peças automotivas e industriais no Brasil, desde 2012 ano de sua fundação o Canal da Peça ultrapassa a marca de 6milhões de faturamento em apenas um ano. Ótima opção para lojas e negócios do ramo automotivo e industrial.

 

Leia também: Sua empresa explora todo potencial do E-commerce?

 

Como vender em marketplaces sem pagar taxas extras?

Agora que você já conheceu alguns dos melhores e maiores marketplaces brasileiros, vamos voltar ao assunto principal, como vender sem pagar taxas extras.

Tudo começa na hora da escolha da sua plataforma, procure modelos que não cobram taxas extras na hora de integrar com os marketplaces, é muito importante que sua loja virtual não tenha limite de vendas para os marketplaces, afinal, você não quer ficar com seu negócio engessado.

 

Outro detalhe importante é que a maioria das plataformas e ERP’s se integram aos marketplaces através de HUB’s, estes intermediários disponibilizam uma grande quantidade de marketplaces, porém cobram taxas extras para você utilizar seu sistema, então procure plataformas que possuem integração nativa com os marketplaces, desta forma você não paga taxas extras de intermediários para vender seus produtos.

 

Por fim, você terá uma diferença de até 10% no seu faturamento apenas por tomar esse cuidado na hora de escolher seu sistema.
Afinal 10% na maioria dos casos é mais que seu lucro líquido, porque dividir se você pode segurar para você?

 

Ainda tem dúvidas? Comente abaixo que terei prazer em responder.

 

Ainda Vale a Pena ter um E-commerce?

E-commerce? Será que ainda vale a pensa investir? Será que o mercado está mesmo a favor do e-commerce? É um mercado que continuará crescente?

Nós respondemos essas e outras perguntas abaixo. Confira!

 

 

Online X Offline

Há ainda uma conversa sobre a “rivalidade” do e-commerce com a loja física.

Em primeiro lugar, temos que entender que tudo é varejo. Se você possuir loja física e e-commerce eles não irão concorrer. Um irá impulsionar o outro. E ambos irão permitir que seu cliente compre o que ele quiser, a hora que ele quiser e onde ele quiser.

Esse é o ponto principal que temos que ter em mente quando falamos de e-commerce para varejo. Hoje o poder está com o seu cliente e, se você quiser vender, terá que estar onde ele quer comprar.

 

Mas uma dúvida pode estar pairando em sua cabeça:

E-commerce: com tantas lojas vendendo online, ainda vale investir?

Vou responder com alguns dados:

Segundo pesquisa do Google (2016), 27 milhões de pessoas irão fazer sua primeira compra online nos próximos 5 anos, totalizando 67,4 milhões e representando 44% dos internautas em 2021.

Se esse dado ainda não for suficiente para responder sua pergunta, a mesma pesquisa ainda afirma que a média de crescimento do e-commerce até 2021 será de 12,4% ao ano.

Ainda, para você que tem loja física, segundo o estudo, 19% das vendas totais do varejo offline (desconsiderando alimentos e bebidas) já sofrem influência do meio digital e, até 2021, essa influência deve crescer ainda mais, chegando a 32% das vendas. Quando combinamos esse número com as vendas totais do e-commerce, esse percentual de influência é ainda maior, sendo 25% em 2016 e deve chegar a 42% até 2021.

O uso do smartphone também vai influenciar ainda mais nas vendas do e-commerce. Em 2016, estima-se que 19% das vendas foram feitas por mobile, em 2021 esse número deve chegar a 41%.

 

A ligação entre o online e off-line (omnichannel) só tende a se favorecer e as empresas já estão buscando entender esse consumidor omnichannel. Segundo a mesma pesquisa, esses consumidores multicanais gastam até 40% mais e tendem a ser mais fiéis a as marcas se comparados com aqueles que utilizam apenas um canal.

 

Investimento em Marketing

É claro que você também terá que investir em marketing e publicidade no seu e-commerce. Mas nesse quesito o digital leva vantagem, pois ele pode ser bem mais segmentado, atingindo um público mais qualificado para seu produto e é mais barato.

Um estudo da Google, em parceria com a Kantar Worldpanel, GFK, Data2decisions e Brandscience, afirma que 77% dos anúncios veiculados no Youtube rendem mais do que os anunciados na TV. Ou seja, eles convertem mais em compra.

Você ainda tem a possibilidade de trabalhar campanhas de Remarketing e encurtar o caminho do seu cliente para a compra, barateando o custo do mesmo e sendo sempre recorrente na mente dele.

Online você também consegue ter uma “conversa” mais próxima com o seu público e, através de entrega de conteúdo relevante para ele, criar uma relação de proximidade entre o cliente e a sua marca.

Tudo isso, novamente, encurta a jornada de compra, aumenta a conversão, a recorrência de compra e, consequentemente, o lucro.

 

B2B

Se você trabalha com vendas para pessoas jurídicas (B2B), a notícia é ainda melhor! Segundo pesquisa da Forrester, apenas 26% dos e-commerces são “mestres” em B2B, as demais ainda não estão preparadas para atuar de forma madura no comércio digital para empresas.

 

Conclusão

Como eu disse, varejo físico e online se complementam, mas os dados apontam que em 5 ou 10 anos o varejo online irá ultrapassar o físico.

A pergunta final é: você estará  nesse mercado de crescimento ou vai deixar para depois?

 

 

Sua Empresa Explora Todo Potencial do E-commerce?

Se você está lendo esta matéria, presumo que já tenha um e-commerce, certo?

Mas você tem explorado todas as possibilidades que a internet dispõe para sua loja virtual vender mais?

 

e-commerce

 

Fizemos uma lista das principais funcionalidades que podem ajudar sua loja a realmente aproveitar o potencial das vendas online e facilitar seu dia, aumentando seu faturamento sem ocupar seu tempo.

 

1. Televendas

Este talvez seja o principal recurso para empresas que dispõe também de uma loja física ou produtos que necessitem de orçamento.

O Televendas é uma integração da sua equipe de vendas com o seu site, permitindo que seu vendedor gere por telefone o pedido ao cliente, fechando a compra e enviando o link de pagamento por diversos meios, inclusive pelo WhatsApp.

Essa funcionalidade aumenta as conversões, já que auxilia a matar as objeções do cliente, o que reflete no aumento do faturamento.

 

2. Marketplaces

Se seu negócio não atua em Marketplaces você está perdendo mercado!

Vamos pensar o seguinte:

Entre você atrair as pessoas para comprar na sua loja em um bairro afastado da cidade e vender seu produto dentro de um shopping muito movimentado, em qual você teria mais chances de vendas?

Certamente no local com maior movimento e recorrência de clientes.

O Marketplace é isso.

Você irá vender através de grandes e-commerces como Americanas, Buscapé, Mercado Livre e Google Shopping.

Essa é uma ótima forma de você entrar no mercado. Fique ligado!

 

 

3. Frete Nacional e Internacional

O frete é algo comum ao e-commerce. Sem ele você não tem como entregar seus produtos, certo?

Mas além das entregas nacionais, é importante que a plataforma tenha opções de personalização de tabelas, colocação de tabelas de transportadoras, personalização de taxas e configurações.

Vamos pensar mais longe, que tal exportar seus produtos?

Com o e-commerce essa é uma possibilidade real. Verifique se sua plataforma dispõe dessa ferramenta, pois ela pode abrir portas incríveis para você.

 

 

4. Ausência de Taxas

Se você já trabalha com e-commerce personalizado, provavelmente sua plataforma não cobra tarifas sobre as transações. E se ela cobra, abra o olho e pesquise opções!

Plataformas personalizadas são mais versáteis e conseguem entregar melhor retorno ao consumidor. Se você tem um e-commerce lucrativo, considere ter uma, pois até em quesitos de SEO elas se saem melhores que as plataformas genéricas. Além, claro, de serem feitas conforme as suas necessidades.

 

 

5. Omnichannel

Omnichannel nada mais é que você atuar integrando o ambiente online com o off-line.

Vamos a um exemplo prático: vender para o seu cliente online e permitir que ele retire o produto na loja física.

É um recurso incrível para você abranger também as pessoas da sua localização.

 

 

6. Automação de Processos do E-commerce

Automação de processos nada mais é que você ganhar tempo!

A plataforma é quem fará ações comuns automaticamente, ações estas que antes dependeriam de você.

Essa ações são, por exemplo: e-mails de carrinho abandonado, avise-me quando chegar, notificações de pagamento, acompanhamento de pedidos e e-mails de cobrança.

São questões que economizam muito do seu tempo. Fique ligado!

 

7. Checkout Transparente

O checkout transparente vai melhorar suas conversões e automatizar seu faturamento.

Com ele todo o processo de compra acontece dentro do seu e-commerce. Isso dá mais credibilidade perante ao seu consumidor, evitando com que ele feche a página ou não concretize a compra já na hora do pagamento.

Certifique-se de ter essa ferramenta em seu site.

 

 

8. Integrações

As integrações facilitam o seu dia a dia.

Com elas você pode, por exemplo, integrar as operações do seu ERP ou seu CRM com a plataforma, assim todas as movimentações e operações feitas online ou off-line estarão integradas a sua plataforma.

Outra integração importantíssica é o Antifraude, que dá mais segurança as suas vendas, já que analisa o perfil do consumidorcom base num histórico de compras e no score dele. Assim, você barra compras suspeitas e usuários inadimplentes, diminuindo seus custos com fraudes.

 

 

Conta pra gente, qual dessas funcionalidades você tem em seu e-commerce?

Ficou com dúvida em alguma? Pergunte que vamos explicar o funcionamento 😉

 

desconto

 

Como Surgiu o Marketing Digital?

O objetivo essencial do marketing é desenvolver trocas voluntárias entre organizações e clientes. A evolução da tecnologia e das formas de comunicação, não alterou essa essência mas a forma com que essas relações são estabelecidas. A seguir vamos entender um pouco mais sobre como ocorreu essa transformação e o “surgimento” do marketing digital.

 

 

A Evolução do Marketing

Com a mudança e a evolução nas formas de comunicação e produção nos últimos 60 anos, o marketing também teve que se reinventar.

Essas mudanças foram divididas em 3 grandes fases:

Marketing 1.0

Nesta fase, desencadeada om a revolução industrial, o marketing era focado no produto. Haviam muitos consumidores e eles possuíam necessidades físicas. Com a baixa oferta de produtos, este não precisava de muita diferenciação para se destacar. Um exemplo que explica muito bem essa fase é o lançamento do Ford. Havia muita demanda do produto e pouca oferta, por isso a empresa não se preocupou em diferenciação, como a cor, e sim na produção em larga escala para atender a esta demanda, produzindo o carro em uma cor só. A célebre frase do Henry Ford ilustra a situação: “Os clientes podem ter o carro da cor que quiserem, desde que ele seja preto.”

A interação com o consumidor nesta fase era uma relação de um (empresa) para muitos (consumidores) e sua proposta de valor ou comunicação era puramente funcional, já que o consumidor era visto apenas como um comprador massivo.

Marketing 2.0

A fase do foco no cliente. Com o aumento da concorrência e a evolução da tecnologia, os clientes passaram a ter mais opções de compra do mesmo produto. Assim, as empresas tiveram que buscar uma diferenciação de mercado. Elas passaram a investir em atributos como posicionamento de marca, diferenciação do produto e conquista e retenção do cliente, buscando criar uma relação de valor entre a marca e o consumidor.

A interação com o consumidor passou a ser um (empresa) para um (consumidor específico). Aqui, a proposta de valor da empresa era maior do que a função do produto, ela se tornou emocional, já que o consumidor passou a ser visto pelas empresas como um consumidor inteligente, com mente e coração.

Marketing 3.0

A terceira grande “onda” do marketing foi focada nos valores. Mais uma vez se moldando ao meio e aos consumidores, o marketing passou a trabalhar questões humanas, entregando não apenas um produto que satisfizesse a mente e o coração do consumidor, mas também um produto que entregasse a promessa de um lugar melhor. Isso foi possível com massificação da internet.

Aqui, também, a comunicação das empresas deixou de ser vertical, assim como era anteriormente a partir de anúncios impressos ou em rádio e TV e passou a ser horizontal, onde consumidor e marca podem se conversar entre si.

A interação com o consumidor passou a ser de muitos (empresas e outros consumidores) a muitos (outras empresas e consumidores). Ainda, a diferenciação do produto e da marca passou a ser não apenas funcional e emocional, como também espiritual, já que agora o consumidor passa a ser visto como uma pessoa com mente, coração e espírito.

Marketing 4.0

Estudiosos, hoje, afirmam ainda que vivemos na fase do Marketing 4.0. A fase do marketing humanista e colaborativo. O foco agora é social. Tudo na empresa agora conta uma história. Esse, também é a fase do marketing voltada para a informação do consumidor, abrangendo-o em todas as suas necessidades.

Aqui, também, a barreira entre o digital e o tradicional são rompidas e a comunicação passa a ser em ambos canais (omnichannel) para atrair o consumidor.

O que temos que entender é que, com todas essas mudanças ocorridas no mundo do marketing, da propaganda e da comunicação nosso público também mudou. Hoje é ele quem está no comando e, se uma empresa não acrescenta na vida dele, ela está fora.

 

Leia também: Marketing de conteúdo é importante para o seu e-commerce?

 

O Marketing Digital

O marketing digital, portanto, é apenas uma nova forma de fazer marketing a partir de estratégias que se encaixam na vida do atual consumidor. Um consumidor antenado, informado e acostumado com a presença digital. Nestas estratégias, também, não trabalhamos mais de forma massiva, nossos anúncios são focados naqueles que já buscam por produtos aos quais vendemos ou conteúdos relacionados aos nossos produtos.

Antes da venda, também, estabelecemos uma relação com este consumidor. Entregamos a ele informações e conteúdos relevantes para estreitar os laços. Ele não é apenas mais um canal, ele é você no meio digital, e deve estar interligado com a sua empresa física também.

O marketing digital, proporciona ainda, uma gama imensa de informações e relatórios, que podem ser analisados para trazer melhorias a comunicação.

Com isso, podemos otimizar o retorno dos investimentos (ROI) feitos em cada mídia.

Fique atento! Apenas a presença web não é mais suficiente. Ela deve ser relevante, transmitir informação e abranger o consumidor por completo. Ainda, dependendo do perfil deste, só a presença digital não será suficiente e você precisará pensar em ações que impactem ele por completo, sejam onlines ou offlines.

 

Com a gama de produtos concorrentes, um consumidor mais antenado e meios de comunicações horizontais, você precisa fazer bem feito se quiser entrar no jogo.

O consumidor está cada vez mais exigente, mas os canais e estratégias para chegar até ele também estão evoluindo. Por isso, mãos à massa!

 

Ficou com alguma dúvida sobre Marketing digital? Mande sua pergunta, ficaremos felizes em ajudar 🙂

Como Negociar Melhores Acordos com Fornecedores?

Preparamos 5 hacks para ajudar você a se preparar para fechar melhores negócios com seus fornecedores e tornar seu e-commerce mais competitivo.

 

Negociando com Fornecedores

 

Como fechar melhores acordos com os fornecedores do seu e-commerce.

 

1. Estabeleça metas e gráficos de crescimento

Não vá a nenhuma negociação sem um objetivo definido.

A partir disso, busque os gráficos e trace metas de crescimento para sua loja virtual e apresente o potencial do seu negócio ao fornecedor. Isso irá atrair a atenção dele, já que, se seu e-commerce cresce, a demanda do fornecedor aumenta e ele vende mais.

Para isso, defina não apenas o quanto deseja crescer, mas em qual prazo estima que isso aconteça. Lembre-se, metas não são nada sem um prazo definido.

Despertando no fornecedor o interesse com relação ao seus planos e metas, a tendência é que ele tenha maior abertura para negociar melhores condições de pagamento e ofertas.

 

2. Descubra seu poder de compra

Definidos prazos e metas, avalie seu poder de compra. Para isso, você irá precisar analisar todos os pontos da sua empresa como a capacidade do estoque, a saúde fianceira, o  mercado atual, entre outros.

Com esses dados em mãos você saberá as reais condições da sua empresa e poderá elaborar uma estratégia de negociação, certificando-se de que estará fechando negócios positivos para o seu e-commerce.

Mas fique atento! Todos os pontos acima tratados devem, também, levar em consideração o real fluxo de mercadorias na sua loja virtual. Portanto, analise quanto de espaço do seu estoque pode ser destinado para esses produtos e o tempo de permanência deles no local. Afinal, mesmo comprando por um baixo preço, não é aconselhável  ter muito dinheiro investido em produtos de baixa rotatividade.

 

3. Avalie a melhor forma de pagamento

Outro ponto a ser levado em consideração são as condições de pagamento propostas pelo fornecedor. Certifique-se  que sua proposta de pagamento vão de encontro com os interesses e a realidade da sua loja.

A velha máxima dos pagamentos à vista cabe aqui. Pagando nessa condição você consegue maiores descontos e, assim, aumentar seus percentuais de lucro.

Mas, reiteramos, que isso varia conforme a realidade da sua empresa. Parcelar e não obter desconto pode ser favorável para você manter uma reserva para as demais operações da sua loja.

Procure não depender de créditos rotativos ou empréstimos bancários. Caso necessite, converse com seu gerente de conta e avalie as melhores alternativas e modalidade que se aplicam à você.

 

4. Pesquise e avalie opções

Embora seja bastante positivo fortalecer sua relação com seus fornecedores por poupar tempo e garantir maior segurança nas transações, fique atento aos preços do mercado.

Por ser bastantevariável, o mercado e seus preços mudam com frequência. Por isso, fique atento para não pagar preços elevados pelos produtos e busque avaliar as ofertas de outros fornecedores. Em caso de diferença, negocie com seu atual fornecedor primeiro.

 

5 – Tenha uma personalidade agradável e crie relacionamento

Seja cordial!

A sua comunicação interpessoal pode influenciar na negociação. Ninguém gosta de negociar com pessoas mau humoradas, grosseiras e agrassivas. Busque estabelecer uma postura positiva e agradável, elogiando seu forncedor e agradecendo a atenção recebida.

Ainda, cuida da sua imagem pessoal. Vista-se de acordo com a ocasião, tenha uma boa postura e transmita uma imagem profissional, passando confiança para ses fornecedores. Assim ele terá mais confiança em você e você poderá obter privilégios.

 

Leia também: Qual o Melhor Sistema de Pagamento para Meu E-commerce?

 

Após executar todos esses passos, temos certeza de que suas próximas negociações terão maior sucesso. Bons negócios!

 

Caso tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que iremos responder 🙂

Inbound Marketing é Importante para seu E-commerce?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Inbound Marketing. Nesta matéria vamos simplificar esses conceitos para você entender tudo sobre essa forma não invasiva de fazer marketing.

 

Primeiro vão alguns dados para contextualizar você:

  • 80% dos consumidores prefere buscar informações sobre produtos e serviços em artigos ou matérias do que em materiais publicitários.
  • 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
  • Apenas 3% dos visitantes do seu site estão preparados para a compra no primeiro contato.
  • 90% dos cliques da web vêm do Inbound Marketing.

 

Inbound Marketing

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é o nome dado para o conjunto de estratégias digitais que têm como objetivo atrair o consumidor para as vendas através de conteúdo, buscando conquistar o interessa das pessoas entregando informação sem interromper aquilo que elas estão fazendo. Essa atração é, novamente, feita através de conteúdo relevante aos consumidores, atraindo-os voluntariamente e gerando relacionamento.

Com o Inbound você entrega conteúdo relevante relacionado ao seu produto e comunica para as pessoas que possuem interesse no assunto. Com o tempo, você vai estreitando esse relacionamento e “educando” seu consumidor com relação ao seu produto e sua marca. Você entrefa conhecimento e recebe confiança. Ao final do processo, o cliente estará conhecendo tão bem seu produto que o trabalho da equipe de vendas ficará facilitado e ele dará mais valor ao valor pago pelo mesmo.

Ainda, hoje, esse relacionamento é crucial para a decisão do seu cliente entre a sua empresa e a concorrente.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

Você já sabe que precisa entregar conteúdo para atrair e educar seu consumidor. Mas como você fará isso?

O princípio básico através da criação de conteúdo é a captação de Leads, ou seja, captar o email visitante da sua loja. Tendo esses e-mails, você irá segmentá-los a partir de interesses, para que, por exemplo, torcedores de um time não recebam promoção dos produtos do time rival (isso irritaria um consumidor, certo?). Com a segmentação feita, você irá enviar e-mails regularmente para ele (a quantidade de e-mails por semana irá variar conforme aceitação do seu público) e estabelecer uma relação, enviando informações, presentes, ofertas, etc.

O conteúdo de cada e-mail varia conforme a etapa da jornada de compra que seu cliente está. Analise comigo, um cliente que nunca comprou na sua loja e está visitando ela pela primeira vez está mais ou menos propenso à compra? Provavelmente, aquele cliente que já abriu 3 e-mails seus esteja mais preparado para isso, certo? Então vá com cuidado para não ultrapassar as barreiras e queimar a largada 🙂

Com o estreitamento da relação você pode enviar e-mails mais frequentes, mais e-mails de produtos e partir para a venda.

 

Essas etapas que falamos rapidamente acima se referem ao que chamamos de Funil de Vendas e ele está diretamente interligado à Jornada de Compra do Cliente.

 

Funil de Vendas

Mas o que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas engloba 4 etapas:

  1. Atrair visitantes
  2. Gerar leads
  3. Identificar oportunidades
  4. Converter vendas

e, aluns, incluem duas etapas a mais, muito importante: Analise, nela revemos os dados e buscamos otimizar os processos e a Retenção, que trabalha o pós venda.

 

E a Jornada de Compra?

A Jornada de Compra está intimamente ligada ao Funil de Vendas e consiste em:

  1. Aprendizado e Descoberta: atraímos o visitante despertando nele o interesse por um assunto.
  2. Reconhecimento do problema: ajudamos ele a identificar um potencial problema/oportunidade e ele fica estimulado a buscar mais informação
  3. Consideração da Solução: ele já buscou e já sabe as opções que possui para solucionar o problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo
  4. Decisão da compra: o comprador busca tomar sua decisão. Nesta fase deixamos claro nossos diferenciais.

Nos utilizamos da Jornada de Compras para evoluir e afunilar nossos leads até a conversão da venda e, para cada etapa, traçamos um tipo de conteúdo.

Através da jornada de compras, vamos evoluindo o cliente no nosso Funil de Vendas, descartando curiosos, pontuando clientes em potencial, identificando oportunidades e convertendo as vendas. Como esse é um processo de “limpa” da nossa base de visitantes, é chamado de funil, pois vai trabalhando focando nos usuários que demonstram interesse.

 

Você usará alguns canais importantes para esses processos:

  • Blog
  • Plataforma de email marketing com automação
  • Landing Pages
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Google Analytics
  • Google Adwords
  • CRM

 

Inbound Marketing realmente funciona?

Para responder isso, vou deixar com vocês algumas estatísticas sobre o Inbound:

  • Gera 275% de Retorno sobre o Investimento (ROI) aplicado nas ações.
  • 90% dos cliques na web vêm do Inbound Marketing.
  • O Inbound Marketing gera um aumento de 50% nas vendas das empresas que fazem bem a nutrição dos leads.
  • O custo de venda em empresas que fazem bem a nutrição dos leads é 33% menor em relação às demais.
  • Apenas 3% dos visitantes do seu site estão preparados para a compra no primeiro contato.
  • O Inbound Marketing gera 3x mais leads e custa 62% menos do que o marketing tradicional.
  • As chances de vender para um leads qualificado é 8x maior do que vender para um lead despreparado.
  • Uma empresa que prioriza o uso e desenvolvimento de um blog tem 13x mais chances de ter um ROI positivo.
  • Com a adoção do Inbound Marketing, 60% do processo de compra já está feito quando o consumidor entra em contato com o vendedor.

 

Leia também: Sua Empresa Explora todo potencial do E-commerce?

 

E então, agora que você entende melhor o processo e sabe os resultados, que tal implementar na sua loja virtual e trabalhar seu relacionamento com seus clientes para aumentar suas vendas? Fica nossa sugestão!

 

Ficou claro? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário que nós respondemos 🙂

3 Ps para Alavancar Sua Loja Virtual

Cada empresa possui suas próprias técnicas para aumentar as chances de sucesso, porém todas elas são pautadas em 3 Ps. Conheça esses 3 pilares para alavancar sua loja virtual.

marcus lemonis

Foto de Marcus Lemonis

3 Ps para Alavancar Sua Loja Virtual

O businessman n° 1, Marcus Lemonis, que já tirou mais de 100 empresas da falência, desenvolveu um processo de avaliação que consiste em 3 fatores. Esses fatores que integram o que chamamos de modelo PPP são: pessoas, processos e produtos.

Segundo ele, a partir da análise desses 3 compenentes pôde definir a reviravolta nos negócios dos seus clientes. Marcus utilizou, ainda, o processo  para ajudar a alavancar sua própria empresa.

Portanto, fique atento, esses processos não só ajudam quem está com problemas como também são essenciais para empresas que desejam crescer.

3 ps

Modelo PPP do Sucesso Empresarial

1. Pessoas

Podemos dizer que as pessoas são o fator chave deste composto. Afinal, grande parte das atividades de uma empresa são desempenhadas por pessoas. São elas quem controlam, comandam e executam atividades. Ainda, são as pessoas que compram os produtos dessa empresa.

Porém, nem sempre existe sintonia entre as pessoas, podendo acarretar problemas de produtividade, por exemplo. Saiba identificar essas pessoas e problemas e procure dispô-las de maneira a evitar que isso se dissemine.

 

2. Processos

O futuro estará nas mãos de empresas que saibam gerenciar de maneira eficaz seus projetos, potencializando neles a centralização de prioridades, ações e recursos. Hoje, não se pode mais restringir os processos apenas na área industrial, todas as ações dentro de uma empresa devem ser estruturadas dentro de um processo para serem mais ágeis e eficazes. E o mais importante, todos os processos dentro de uma empresa devem estar focados nos clientes.

Nos anos 80 e 90, as empresas japonesas se destacaram diante das concorrentes através da implantação do gerenciamento dos processos. Isso garantia aos japoneses o processos rápidos e eficientes em áreas chave para as empresas como produto, logística, vendas e comercialização.

Os processos são mais do que etapas a serem cumpridas, eles podem significar o seu diferencial de mercado.

Parte do sucesso que as empresas japonesas tiveram com relação às suas concorrentes americanas nas déca

 

3. Produtos

Entender o conceito de qualidade para o seu consumidor e empregá-la em seus produtos não é uma tarefa muito fácil, porém é determinante para o sucesso do mesmo no mercado. É preciso entender que o produto, acima de tudo, deve resolver uma necessidade do seu consumidor alvo.

Ao inserir seu produto no mercado,  fique atento às reações dos clientes e procure entender as melhorias que seu produto pode ter a partir dessas reações. Note que os maiores players de mercado não apenas já fizeram isso, como têm a qualidade como seu maior diferencial, mesmo que deixe seu produto mais caro. E as pessoas compram. Por quê? Porque esses produtos, mesmo sendo mais caros, possuem qualidade.

O conceito de qualidade está interligado com muitos fatores como preço, durabilidade, características, marketing, etc. Alguns desses fatores serão mais importantes do que outros, dependendo quais Pessoas estão comprando.

Mas, fique atento, pois para seu produto se tornar um “top of mind”, preferido pelos consumidores, não basta ter a melhor comunicação ou melhor preço, ele precisa ter fatores como durabilidade e desempenho. Portanto, invista em seu produto!

 

Leia também: 3 dicas essenciais para seu produto ser amado por todos.

 

Ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta para a gente. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

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