Preparamos 5 hacks para ajudar você a se preparar para fechar melhores negócios com seus fornecedores e tornar seu e-commerce mais competitivo.

 

Negociando com Fornecedores

 

Como fechar melhores acordos com os fornecedores do seu e-commerce.

 

1. Estabeleça metas e gráficos de crescimento

Não vá a nenhuma negociação sem um objetivo definido.

A partir disso, busque os gráficos e trace metas de crescimento para sua loja virtual e apresente o potencial do seu negócio ao fornecedor. Isso irá atrair a atenção dele, já que, se seu e-commerce cresce, a demanda do fornecedor aumenta e ele vende mais.

Para isso, defina não apenas o quanto deseja crescer, mas em qual prazo estima que isso aconteça. Lembre-se, metas não são nada sem um prazo definido.

Despertando no fornecedor o interesse com relação ao seus planos e metas, a tendência é que ele tenha maior abertura para negociar melhores condições de pagamento e ofertas.

 

2. Descubra seu poder de compra

Definidos prazos e metas, avalie seu poder de compra. Para isso, você irá precisar analisar todos os pontos da sua empresa como a capacidade do estoque, a saúde fianceira, o  mercado atual, entre outros.

Com esses dados em mãos você saberá as reais condições da sua empresa e poderá elaborar uma estratégia de negociação, certificando-se de que estará fechando negócios positivos para o seu e-commerce.

Mas fique atento! Todos os pontos acima tratados devem, também, levar em consideração o real fluxo de mercadorias na sua loja virtual. Portanto, analise quanto de espaço do seu estoque pode ser destinado para esses produtos e o tempo de permanência deles no local. Afinal, mesmo comprando por um baixo preço, não é aconselhável  ter muito dinheiro investido em produtos de baixa rotatividade.

 

3. Avalie a melhor forma de pagamento

Outro ponto a ser levado em consideração são as condições de pagamento propostas pelo fornecedor. Certifique-se  que sua proposta de pagamento vão de encontro com os interesses e a realidade da sua loja.

A velha máxima dos pagamentos à vista cabe aqui. Pagando nessa condição você consegue maiores descontos e, assim, aumentar seus percentuais de lucro.

Mas, reiteramos, que isso varia conforme a realidade da sua empresa. Parcelar e não obter desconto pode ser favorável para você manter uma reserva para as demais operações da sua loja.

Procure não depender de créditos rotativos ou empréstimos bancários. Caso necessite, converse com seu gerente de conta e avalie as melhores alternativas e modalidade que se aplicam à você.

 

4. Pesquise e avalie opções

Embora seja bastante positivo fortalecer sua relação com seus fornecedores por poupar tempo e garantir maior segurança nas transações, fique atento aos preços do mercado.

Por ser bastantevariável, o mercado e seus preços mudam com frequência. Por isso, fique atento para não pagar preços elevados pelos produtos e busque avaliar as ofertas de outros fornecedores. Em caso de diferença, negocie com seu atual fornecedor primeiro.

 

5 – Tenha uma personalidade agradável e crie relacionamento

Seja cordial!

A sua comunicação interpessoal pode influenciar na negociação. Ninguém gosta de negociar com pessoas mau humoradas, grosseiras e agrassivas. Busque estabelecer uma postura positiva e agradável, elogiando seu forncedor e agradecendo a atenção recebida.

Ainda, cuida da sua imagem pessoal. Vista-se de acordo com a ocasião, tenha uma boa postura e transmita uma imagem profissional, passando confiança para ses fornecedores. Assim ele terá mais confiança em você e você poderá obter privilégios.

 

Leia também: Qual o Melhor Sistema de Pagamento para Meu E-commerce?

 

Após executar todos esses passos, temos certeza de que suas próximas negociações terão maior sucesso. Bons negócios!

 

Caso tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que iremos responder 🙂