O objetivo essencial do marketing é desenvolver trocas voluntárias entre organizações e clientes. A evolução da tecnologia e das formas de comunicação, não alterou essa essência mas a forma com que essas relações são estabelecidas. A seguir vamos entender um pouco mais sobre como ocorreu essa transformação e o “surgimento” do marketing digital.

 

 

A Evolução do Marketing

Com a mudança e a evolução nas formas de comunicação e produção nos últimos 60 anos, o marketing também teve que se reinventar.

Essas mudanças foram divididas em 3 grandes fases:

Marketing 1.0

Nesta fase, desencadeada om a revolução industrial, o marketing era focado no produto. Haviam muitos consumidores e eles possuíam necessidades físicas. Com a baixa oferta de produtos, este não precisava de muita diferenciação para se destacar. Um exemplo que explica muito bem essa fase é o lançamento do Ford. Havia muita demanda do produto e pouca oferta, por isso a empresa não se preocupou em diferenciação, como a cor, e sim na produção em larga escala para atender a esta demanda, produzindo o carro em uma cor só. A célebre frase do Henry Ford ilustra a situação: “Os clientes podem ter o carro da cor que quiserem, desde que ele seja preto.”

A interação com o consumidor nesta fase era uma relação de um (empresa) para muitos (consumidores) e sua proposta de valor ou comunicação era puramente funcional, já que o consumidor era visto apenas como um comprador massivo.

Marketing 2.0

A fase do foco no cliente. Com o aumento da concorrência e a evolução da tecnologia, os clientes passaram a ter mais opções de compra do mesmo produto. Assim, as empresas tiveram que buscar uma diferenciação de mercado. Elas passaram a investir em atributos como posicionamento de marca, diferenciação do produto e conquista e retenção do cliente, buscando criar uma relação de valor entre a marca e o consumidor.

A interação com o consumidor passou a ser um (empresa) para um (consumidor específico). Aqui, a proposta de valor da empresa era maior do que a função do produto, ela se tornou emocional, já que o consumidor passou a ser visto pelas empresas como um consumidor inteligente, com mente e coração.

Marketing 3.0

A terceira grande “onda” do marketing foi focada nos valores. Mais uma vez se moldando ao meio e aos consumidores, o marketing passou a trabalhar questões humanas, entregando não apenas um produto que satisfizesse a mente e o coração do consumidor, mas também um produto que entregasse a promessa de um lugar melhor. Isso foi possível com massificação da internet.

Aqui, também, a comunicação das empresas deixou de ser vertical, assim como era anteriormente a partir de anúncios impressos ou em rádio e TV e passou a ser horizontal, onde consumidor e marca podem se conversar entre si.

A interação com o consumidor passou a ser de muitos (empresas e outros consumidores) a muitos (outras empresas e consumidores). Ainda, a diferenciação do produto e da marca passou a ser não apenas funcional e emocional, como também espiritual, já que agora o consumidor passa a ser visto como uma pessoa com mente, coração e espírito.

Marketing 4.0

Estudiosos, hoje, afirmam ainda que vivemos na fase do Marketing 4.0. A fase do marketing humanista e colaborativo. O foco agora é social. Tudo na empresa agora conta uma história. Esse, também é a fase do marketing voltada para a informação do consumidor, abrangendo-o em todas as suas necessidades.

Aqui, também, a barreira entre o digital e o tradicional são rompidas e a comunicação passa a ser em ambos canais (omnichannel) para atrair o consumidor.

O que temos que entender é que, com todas essas mudanças ocorridas no mundo do marketing, da propaganda e da comunicação nosso público também mudou. Hoje é ele quem está no comando e, se uma empresa não acrescenta na vida dele, ela está fora.

 

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O Marketing Digital

O marketing digital, portanto, é apenas uma nova forma de fazer marketing a partir de estratégias que se encaixam na vida do atual consumidor. Um consumidor antenado, informado e acostumado com a presença digital. Nestas estratégias, também, não trabalhamos mais de forma massiva, nossos anúncios são focados naqueles que já buscam por produtos aos quais vendemos ou conteúdos relacionados aos nossos produtos.

Antes da venda, também, estabelecemos uma relação com este consumidor. Entregamos a ele informações e conteúdos relevantes para estreitar os laços. Ele não é apenas mais um canal, ele é você no meio digital, e deve estar interligado com a sua empresa física também.

O marketing digital, proporciona ainda, uma gama imensa de informações e relatórios, que podem ser analisados para trazer melhorias a comunicação.

Com isso, podemos otimizar o retorno dos investimentos (ROI) feitos em cada mídia.

Fique atento! Apenas a presença web não é mais suficiente. Ela deve ser relevante, transmitir informação e abranger o consumidor por completo. Ainda, dependendo do perfil deste, só a presença digital não será suficiente e você precisará pensar em ações que impactem ele por completo, sejam onlines ou offlines.

 

Com a gama de produtos concorrentes, um consumidor mais antenado e meios de comunicações horizontais, você precisa fazer bem feito se quiser entrar no jogo.

O consumidor está cada vez mais exigente, mas os canais e estratégias para chegar até ele também estão evoluindo. Por isso, mãos à massa!

 

Ficou com alguma dúvida sobre Marketing digital? Mande sua pergunta, ficaremos felizes em ajudar 🙂