Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Inbound Marketing. Nesta matéria vamos simplificar esses conceitos para você entender tudo sobre essa forma não invasiva de fazer marketing.

 

Primeiro vão alguns dados para contextualizar você:

  • 80% dos consumidores prefere buscar informações sobre produtos e serviços em artigos ou matérias do que em materiais publicitários.
  • 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
  • Apenas 3% dos visitantes do seu site estão preparados para a compra no primeiro contato.
  • 90% dos cliques da web vêm do Inbound Marketing.

 

Inbound Marketing

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é o nome dado para o conjunto de estratégias digitais que têm como objetivo atrair o consumidor para as vendas através de conteúdo, buscando conquistar o interessa das pessoas entregando informação sem interromper aquilo que elas estão fazendo. Essa atração é, novamente, feita através de conteúdo relevante aos consumidores, atraindo-os voluntariamente e gerando relacionamento.

Com o Inbound você entrega conteúdo relevante relacionado ao seu produto e comunica para as pessoas que possuem interesse no assunto. Com o tempo, você vai estreitando esse relacionamento e “educando” seu consumidor com relação ao seu produto e sua marca. Você entrefa conhecimento e recebe confiança. Ao final do processo, o cliente estará conhecendo tão bem seu produto que o trabalho da equipe de vendas ficará facilitado e ele dará mais valor ao valor pago pelo mesmo.

Ainda, hoje, esse relacionamento é crucial para a decisão do seu cliente entre a sua empresa e a concorrente.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

Você já sabe que precisa entregar conteúdo para atrair e educar seu consumidor. Mas como você fará isso?

O princípio básico através da criação de conteúdo é a captação de Leads, ou seja, captar o email visitante da sua loja. Tendo esses e-mails, você irá segmentá-los a partir de interesses, para que, por exemplo, torcedores de um time não recebam promoção dos produtos do time rival (isso irritaria um consumidor, certo?). Com a segmentação feita, você irá enviar e-mails regularmente para ele (a quantidade de e-mails por semana irá variar conforme aceitação do seu público) e estabelecer uma relação, enviando informações, presentes, ofertas, etc.

O conteúdo de cada e-mail varia conforme a etapa da jornada de compra que seu cliente está. Analise comigo, um cliente que nunca comprou na sua loja e está visitando ela pela primeira vez está mais ou menos propenso à compra? Provavelmente, aquele cliente que já abriu 3 e-mails seus esteja mais preparado para isso, certo? Então vá com cuidado para não ultrapassar as barreiras e queimar a largada 🙂

Com o estreitamento da relação você pode enviar e-mails mais frequentes, mais e-mails de produtos e partir para a venda.

 

Essas etapas que falamos rapidamente acima se referem ao que chamamos de Funil de Vendas e ele está diretamente interligado à Jornada de Compra do Cliente.

 

Funil de Vendas

Mas o que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas engloba 4 etapas:

  1. Atrair visitantes
  2. Gerar leads
  3. Identificar oportunidades
  4. Converter vendas

e, aluns, incluem duas etapas a mais, muito importante: Analise, nela revemos os dados e buscamos otimizar os processos e a Retenção, que trabalha o pós venda.

 

E a Jornada de Compra?

A Jornada de Compra está intimamente ligada ao Funil de Vendas e consiste em:

  1. Aprendizado e Descoberta: atraímos o visitante despertando nele o interesse por um assunto.
  2. Reconhecimento do problema: ajudamos ele a identificar um potencial problema/oportunidade e ele fica estimulado a buscar mais informação
  3. Consideração da Solução: ele já buscou e já sabe as opções que possui para solucionar o problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo
  4. Decisão da compra: o comprador busca tomar sua decisão. Nesta fase deixamos claro nossos diferenciais.

Nos utilizamos da Jornada de Compras para evoluir e afunilar nossos leads até a conversão da venda e, para cada etapa, traçamos um tipo de conteúdo.

Através da jornada de compras, vamos evoluindo o cliente no nosso Funil de Vendas, descartando curiosos, pontuando clientes em potencial, identificando oportunidades e convertendo as vendas. Como esse é um processo de “limpa” da nossa base de visitantes, é chamado de funil, pois vai trabalhando focando nos usuários que demonstram interesse.

 

Você usará alguns canais importantes para esses processos:

  • Blog
  • Plataforma de email marketing com automação
  • Landing Pages
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Google Analytics
  • Google Adwords
  • CRM

 

Inbound Marketing realmente funciona?

Para responder isso, vou deixar com vocês algumas estatísticas sobre o Inbound:

  • Gera 275% de Retorno sobre o Investimento (ROI) aplicado nas ações.
  • 90% dos cliques na web vêm do Inbound Marketing.
  • O Inbound Marketing gera um aumento de 50% nas vendas das empresas que fazem bem a nutrição dos leads.
  • O custo de venda em empresas que fazem bem a nutrição dos leads é 33% menor em relação às demais.
  • Apenas 3% dos visitantes do seu site estão preparados para a compra no primeiro contato.
  • O Inbound Marketing gera 3x mais leads e custa 62% menos do que o marketing tradicional.
  • As chances de vender para um leads qualificado é 8x maior do que vender para um lead despreparado.
  • Uma empresa que prioriza o uso e desenvolvimento de um blog tem 13x mais chances de ter um ROI positivo.
  • Com a adoção do Inbound Marketing, 60% do processo de compra já está feito quando o consumidor entra em contato com o vendedor.

 

Leia também: Sua Empresa Explora todo potencial do E-commerce?

 

E então, agora que você entende melhor o processo e sabe os resultados, que tal implementar na sua loja virtual e trabalhar seu relacionamento com seus clientes para aumentar suas vendas? Fica nossa sugestão!

 

Ficou claro? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário que nós respondemos 🙂