Você possui uma empresa que distribui ou fabrica produtos? Escrevi esta matéria para você conhecer essa nova possibilidade de alavancar suas vendas e ganhar novos mercados através de um negócio B2B.

 

b2b

 

O que é B2B?

Business to Business, traduzido para o português significa empresa para empresa. Todo o comércio e negociações entre empresas através de um portal virtual se enquadram nesta categoria. Temos exemplos de fornecedores que disponibilizam através de uma intranet (Sistema online que possui acesso restrito) seus produtos para outras empresas comprar.

 

Tendência ou Realidade

Nos últimos anos a operação de vendas através de representantes comerciais se tornam cada vez menos atrativas para as empresas, altos custos, riscos de operação, limitação geográfica, dentre outros fatores que acabam onerando e dificultando a operação.

Com a nova realidade de um mercado muito competitivo, os distribuidores e indústrias estão apostando nesse modelo para ganhar espaço e alavancar as vendas.

Ainda, conforme falamos na matéria “Ainda Vale a Pena Ter um E-commerce em 2018“, segundo pesquisa da Forrester, apenas 26% dos e-commerces são “mestres” em B2B, as demais ainda não estão preparadas para atuar de forma madura no comércio digital para empresas. Ou seja, há uma fatia de mercado muito grande a ser explorada nesse sentido.

 

Quais as principais características de um e-commerce B2B

Um bom sistema B2B deve possuir algumas ferramentas básicas para atender as necessidades de toda empresa que está pensando em iniciar suas atividades com uma plataforma e-commerce B2B, dentre essas ferramentas podemos citar:

a) Cadastro de Clientes Com Condições Especiais

b) Tabela de preço personalizada por cliente

c) Formas de pagamento personalizadas

d) Condições de parcelamento na compra

e) Orçamentos

f) Cálculo de impostos e tributos sobre as transações

 

Quais as principais vantagens do sistema B2B

Romper barreiras, alcançar mercados ainda inexplorados é o desejo de todo o empresário, com o sistema B2B essas barreiras não existem, sua empresa pode atender novos clientes sem limitações geográficas, alcançar e comunicar promoções, produtos e ofertas com enorme agilidade.

Imagine que seu representante leva um dia para viajar 600km e visitar um cliente, neste mesmo tempo seu B2B pode receber 100x mais visitantes, sem custo de deslocamento, com uma operação ágil e automatizada, com isso sua empresa economiza e vende ainda mais.

Está pensando em lançar seu e-commerce B2B para sua empresa, fique atento a legislação, cálculos fiscais, operações de logística, relacionamento com seus clientes e não se esqueça, opte por uma plataforma que possa lhe atender e que possa ser integrada ao seu sistema de ERP.

 

Leia também: Como Potencializar seu E-commerce com um Sistema de Televendas

 

Ainda tem dúvidas? Pergunte que vamos auxiliar você a entender todo o universo de possibilidades que o B2B pode lhe proporcionar.