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O que é marketplaces?

O que é um marketplaces?

É um e-commerce, mediado por uma empresa. Em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. Essa loja virtual funciona de forma que o cliente pode acessar um site. Comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho.

Essa plataforma pode ser vista como várias vitrines de um shopping center, vendendo as mais diversas categorias. Trocando em miúdos é como se você estivesse com a sua loja física dentro de um shopping center gigantesco.

Quem são eles?

Dentre esses, os que mais se destacam são o Mercado livre, Amazon, Olx, Magazine Luiza, Enjoei, Netshoes, facebook, Carrefour, dafiti e B2W (americanas, submarino e shoptime), e a lista não para de crescer.

O interessante é que quem tem um e-commerce pode realizar vendas em todos esses mercados. Pagando uma taxa para que se utilize esse espaço, como o aluguel de uma sala comercial nada mais justo. O interessante é que a Rocky E-commerce, tem integração com todos esses que foram citados e muito mais.

Quanto custa?

Mas então surge a ideia: Então é muito melhor eu montar um marketplaces do que um e-commerce! Com certeza, desde que se tenha o montante adequado de dinheiro, para fazer um investimento desse tamanho.

A previsão que o próprio Mercado Livre fez para o investimento apenas no Brasil no ano passado, passa de 4 bilhões de dólares. A ideia é boa, porem dentro de uma realidade que é distante para muitos empresários.

Quando se pensa em vender produtos pela internet, é interessante que se tenha em mente esse detalhe. isso faz a diferença, iniciar uma loja virtual, nem sempre é tão simples como apenas postar fotos nas redes sociais.

Dedicação é o segredo.

E a consolidação da marca vem com a dedicação, que, se direciona para isso. Por isso que a Rocky e-commerce tem os melhores recursos para fazer o seu negócio decolar.

Depois de sua loja montada, é só escolher em qual marketplaces quer começar a fazer suas vendas e fazer sua marca ser conhecida, dentro dessas plataformas, existe um alto nível de tráfego orgânico.

Estes ficam responsáveis por todas as estratégias de marketing e publicidade; e com certeza terá a possibilidade de experimentar outros modelos de negócios que não o do varejo tradicional.
Algumas dicas de como vender no marketplaces.

Realizar cadastro

A maioria dos marketplaces disponibiliza um formulário de cadastro nos seus sites, assim, o vendedor pode preencher os seus dados para então ser analisado pelo marketplaces. Dentre as informações necessárias, geralmente estão dados como CNPJ e conta bancária.

Uma vez aprovado pelo marketplaces, o vendedor poderá continuar seu cadastro, para então começar a vender dentro da plataforma.

Criar ofertas

Para subir seus produtos para as plataformas de marketplaces, o vendedor deverá fornecer informações sobre sua loja e sobre seus produtos, como: foto, descrição, título, preço e frete.

Com todos esses dados, o marketplaces irá criar uma página com um anúncio do produto, que pode ser encontrada por consumidores por meio de pesquisa dentro da plataforma.

Entregar pedidos

Com a loja e ofertas configuradas, os pedidos já começam a chegar. Nessa etapa, o lojista precisa acompanhar a entrada de novos pedidos para embalar o produto, colar a etiqueta de entrega, gerar a nota fiscal e entregar o item para o cliente.

Alguns canais podem oferecer soluções logísticas gratuitas que ajudam na entrega do produto. Nestes casos, os lojistas só precisam postar o item na agência Correios mais próxima de seus endereços e então a equipe do marketplaces coleta o produto e faz a entrega no endereço do cliente.

Cuidar da reputação

Uma das grandes preocupações dos marketplaces é manter um controle de qualidade, para que a experiência de usuários que compram no seu site seja igualmente boa com vendedores “terceirizados”.

Para manter esse padrão, os marketplaces estabelecem regras de reputação, que beneficiam os melhores vendedores e punem os que tem menos responsabilidade.

Entre os fatores que impactam na reputação de um vendedor estão: tempo para expedir um produto, avaliação de compradores, cancelamento de vendas, reclamações, etc.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketplace#Como_vender
Gostou? Acesse nosso site https://rockyecommerce.com.br/ e conheça todas as possibilidades de como fazer o seu negocio decolar!

Veja tambem: 5 dicas de ouro para você faturar mais em 2020

5 dicas de ouro para você faturar mais em 2020

Ter um negócio de sucesso é meta e sonho para muitos empreendedores, não faltam oportunidades, difícil é conquista-las, estar preparado para quando elas chegam. Diariamente você lê matérias, vê postagens e notícias que mostram empreendedores que estão faturando alto, alcançando o sucesso, porém você se frustra ao ver seus resultados? Se sim, esta matéria é para você, pegue um café e vamos ler até o final depois me conte como foi seus resultados.

Primeira regra que você deve entender é que estamos vivendo a era da informação, tudo está ao alcance de todos, então, o famoso feijão com arroz já não é mais o suficiente, você precisa ir além, se destacar, inovar.  Neste novo cenário, os consumidores estão muito mais inteligentes, mais exigentes, melhores informados, conscientes, de nada adianta você falar de coisas que eles já estão cansados de ouvir. Falar apenas os detalhes técnicos de cada produto ou serviço já não é mais suficiente, você precisa encantar, gerar experiências únicas, engajar, destacar-se.

Esta tarefa é fácil? Não meu amigo, não é, mas também não é impossível, fazê-lo é o único e verdadeiro caminho para o sucesso do seu empreendimento, pensando nestes aspectos listei abaixo 5 dicas de ouro para fazer você ir além, confira:

Dica 1 – Saiba quem é o seu cliente
Parece clichê, mas muitos empreendedores ainda não sabem de fato quem é o seu cliente, personifica-lo é a melhor forma para você entender quem ele é, do que ele gosta, o que o encanta. Entenda, você jamais conseguirá ter um negócio que irá vender para todo mundo, é preciso segmentar, focar.

Após conhecer seu cliente, comece a escrever e executar ações direcionadas a ele, não importa qual o seu canal de escolha, comunique-se com quem é seu cliente em potencial, fale a mesma língua do cliente.

Dica 2 – Administrar é uma arte
Empreendedor, tenha em mente que além de ser criativo, inovador e persistente é preciso saber administrar e isso vai muito além de gerar boletos ou pagar contas. Estamos falando em gerir o negócio com consciência, com números, informações sobre sua atual situação, não importa a qualidade do seu produto, se você administrar mal irá seu negócio irá ruir. Fundamental ter um bom sistema de controle das suas contas, gastos e investimentos. Analise os resultados ao final de cada período, potencialize as ações positivas e corrija de forma rápida as negativas.

Se você tem dificuldades em administrar cogite uma formação na área ou um curso técnico, agora, se você não gosta de administrar, sugiro repensar seu negócio, não conheci nenhum empreendedor de sucesso até hoje que não amasse administrar seu negócio.

Dica 3 – Use a internet e as redes sociais
Deslizar nas timelines das redes sociais, dar likes, compartilhar postagens não irão tornar seu negócio mais popular ou aumentar seu faturamento, você deve usar esses canais de forma estratégica. Crie campanhas para aquele seu público, participe de comunidades, gere conteúdo que interessa para seu consumidor, ei memes que não tenham relação com seu negócio não são conteúdos, podem divertir seu consumidor, mas dificilmente irão fazê-lo adquirir seus produtos, humor é muito bom, mas utilize dele com sabedoria.

Além das redes sociais sempre que falamos de internet, pensamos em vendas online, e aí você já tem uma loja virtual? Ainda não? então comece a pensar na possibilidade, afinal, porque limitar seu negócio geograficamente a uma região próxima a você, quando você pode vender e prospectar novos clientes em todo o Brasil ou até mesmo no exterior, pense nisso.

Dica 4 – A era do Marketplace e seu poder em vendas

Já ouviu falar ou ainda não? Senão comece hoje mesmo a pesquisar sobre esses poderosos canais de vendas, neles você pode vender seus produtos e alavancar seu faturamento, tudo isso em um curto período de tempo. Mercado Livre te parece familiar? Este Marketplace em 2019 ultrapassou o faturamento de R$ 12bilhões de reais em vendas só no Brasil. Ele é apenas um de outros grandes nomes assim como: Americanas, Submarino, Netshoes, Magazine Luiza.

Funciona da seguinte forma: Você posta seus produtos no marketplace, quando vender, o marketplace fica com um percentual das vendas o restante é para você, simples não? Pense nisso, pode ser o grande diferencial para sua empresa em 2020.

Dica 5 – Gere experiências únicas
Antes da internet globalizar e encurtar as distâncias no mundo, ter um produto com demanda era mais que suficiente para ter sucesso nas vendas e prosperar nos negócios, afinal os consumidores procuravam as empresas, caminhavam literalmente até a empresa e adquiria seus produtos.

Porém meu amigo, estes tempos não existem mais, hoje, ter o produto apenas, não lhe garante sucesso algum, seus possíveis consumidores podem ter acesso a dezenas de outras empresas, que vendem o mesmo produto que  o seu, muitas vezes a um preço menor que o seu com um simples toque na tela.

Então, o que fazer? Como se diferenciar? E para isto meus amigos e minhas amigas é que vocês devem ir além, criar experiências únicas, neste momento é que vocês devem aplicar toda a sua criatividade, pense em formas diferentes de entregar seus produtos ou serviços, crie embalagens personalizadas ou até aromatizadas, brindes, mensagens escritas a mão, vale tudo na hora de encantar o cliente. Essa será uma chave que poderá abrir as portas do sucesso para seu negócio.

Espero que depois de ler e aplicar essas 5 dicas em seu negócio, você esteja muito mais próximo de atingir o sucesso. Comente e compartilhe suas experiências aqui, será muito bom ouvir suas histórias, seus desafios e como vocês superaram eles.

O que você precisa saber antes de escolher sua plataforma de e-commerce

O número de negócios online no Brasil, tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Empresários investem cada vez mais no setor, o que aumenta a demanda pelo serviço. Por isso mesmo, é importantíssimo ter algumas coisas em mente antes de escolher uma plataforma de e-commerce.

A escolha da melhor plataforma é uma das grandes dúvidas de qualquer empreendedor que se aventura na Internet e não é para menos.

Se você não contar com um e-commerce responsivo e de fácil acesso, é bem provável que o seu negócio fracasse ou que não renda como devia render.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que quer escolher sua plataforma de e-commerce, mas não sabe por onde começar. Confira abaixo:

É importante se planejar e conhecer seus objetivos

Antes de escolher sua plataforma de e-commerce, você deve se planejar e traçar objetivos claros. Assim, você não perde tempo e terá menos dificuldade no momento da escolha.

Nesse momento, você deve responder a perguntas importantes e saber a resposta delas na ponta da língua. O que irá vender, qual tamanho da sua operação e como oferecer a melhor experiência de compra para o seu público são alguns questionamentos importantes que precisam ser respondidos.

Isso fará, também, com que não apenas as suas necessidades mais urgentes sejam atendidas, assim como te possibilitará construir um sistema responsivo e que estará pronto para evoluir, à medida que seu negócio crescer.

Pense nas formas de pagamentos

Apesar de básico, as formas de pagamentos disponíveis devem ser um critério definitivo no momento de escolher sua plataforma de e-commerce. Isso acaba impactando muito no faturamento do negócio on-line.

O cliente pode chegar até a última etapa do funil de compras, mas desistir, no último momento, porque não encontrou a forma de pagamento desejada. Inconveniente, não?

Por isso, a sua plataforma deve contar com métodos de pagamento diversos. Lembre-se que nem todo mundo faz compras no cartão de crédito.

Seja original e conte com recursos variados

Agora que você já buscou o básico, vá atrás também de variedades. Como dito anteriormente, o mercado online é cada vez mais competitivo e é preciso ser original para se destacar.

Por isso, é importante que a sua plataforma conte com recursos diversos e que também permita a personalização de layout.

Lembre-se também, que estamos na era dos smartphones. Assim, trate de conferir se a plataforma é responsiva para celulares.

Outra dica é averiguar se o serviço de e-commerce que você está procurando conta com integração com os melhores e maiores marketplaces do mercado. Isso, definitivamente, te permitirá adquirir maior reputação e reconhecimento no mercado on-line.

Busque uma empresa de confiança

Ao escolher sua plataforma de e-commerce, você estará confiando o futuro do seu negócio a uma empresa terceira. Por essa razão, é importante buscar uma marca de confiança.

Rocky é uma plataforma de e-commerce que vende lojas digitais e que está no mercado há mais de quatro anos. Oferecemos treinamento e tiramos todas as suas dúvidas para que você possa vender on-line.

Ficou interessado? Clique aqui para fazer um orçamento.

Vai abrir uma loja virtual? Saiba por onde começar

Segundo a pesquisa Webshoppers (2018) o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 47,7 bilhões em 2017. A mesma pesquisa aponta que o número de brasileiros que compra online já ultrapassou os 55 milhões. Este panorama ajuda a entender por que tantos empreendedores investem no mercado digital. Vai abrir uma loja virtual? Saiba por onde começar conferindo as dicas que reunimos neste artigo.

Com o devido preparo, você pode entrar neste cenário e aproveitar todo o potencial que ele oferece. Além de seguir as etapas que descreveremos a seguir, também é recomendável que você se familiarize com alguns conceitos. Marketing Digital e gestão de sites, por exemplo. Dito isto, vamos abordar o que é mais importante para começar o seu empreendimento online.

Como abrir uma loja virtual: conheça o seu nicho e tenha atenção à parte burocrática

A internet oferece possibilidades muito amplas em termos de venda. Justamente por isto é importante que você tenha foco e pense bem em qual nicho vai atuar. É preciso analisar concorrência, mercado e suas próprias inclinações para chegar à melhor escolha. Até mesmo, porque este fator irá influenciar nos custos, detalhe importante para organizar antes de dar os primeiros passos.

O ideal é vender produtos que possuem boa oferta, potencial de clientes qualificados e uma concorrência que não sufocará o seu empreendimento. Além deste cuidado, é fundamental que você conheça bem a parte burocrática envolvida. Informe-se sobre assuntos como a lei do e-commerce e a melhor forma de emitir notas fiscais para os seus clientes.

Registre o seu domínio e contrate um servidor de qualidade

Se você seguiu todas as etapas preparatórias com atenção, pode começar a abrir uma loja virtual. A primeira coisa a ser feita, então, é registrar um domínio. Este será o endereço do seu site na web e o que vai diferenciá-lo das outras opções de compra online. Uma recomendação é sempre unir o nome da sua empresa a uma palavra-chave que defina a área de atuação do negócio. Por exemplo: rockyecommerce.com.br.

Outro detalhe importante é que você deve dar preferência aos domínios “.com.br”. Isto é necessário para que os mecanismos de busca melhorem o posicionamento do seu site para os usuários nacionais. No mais, tenha muita atenção ao servidor onde ficará alocada a sua loja. Avalie se a capacidade de armazenamento e tráfego atende às suas necessidades. Não deixe também de pesquisar se ele oferece boa disponibilidade e suporte.

Escolha a plataforma do seu e-commerce

Esta é a parte onde estruturamos a plataforma de vendas digitais. O ideal é que você adote um serviço pronto e que possa customizar. Sobretudo, porque o desenvolvimento deste tipo de site é complexo e pode representar um custo elevado.

Busque por uma plataforma que ofereça boa navegabilidade, funcionalidades úteis para e-commerce e escalabilidade. Cabe salientar que o último item é fundamental para suportar o crescimento que a loja pode ter no futuro. Como aqui o suporte é tão importante quanto no caso dos servidores, leve este fator em consideração também.

Planeje todos os elementos de logística e pagamento

Com uma estrutura online bem estabelecida, é preciso definir alguns detalhes práticos como as formas de pagamento. E não esqueça de fazer o planejamento logístico para que nenhum produto fique em falta. Terminadas estas etapas você poderá finalmente cadastrar os primeiros produtos e começar a divulgação do seu comércio eletrônico.

Quer mais dicas valiosas para abrir uma loja virtual de sucesso? Então, confira o que é e-commerce e tudo que você precisa saber antes de entrar nesse ramo. Precisa de uma plataforma completa para vender online? Faça um orçamento com a Rocky e-commerce.

Por que quem tem um e-commerce deve investir em marketing de conteúdo?

Hoje em dia, ninguém compra nada sem pesquisar. É com base nesse comportamento do consumidor que existe toda a estratégia de marketing digital, que visa criar uma forte presença on-line para que os clientes encontrem a marca sempre que forem fazer uma pesquisa. Com isso em mente, o investimento em marketing digital pode ser importantíssimo para um e-commerce.

O comportamento do consumidor

Quem nunca pesquisou bem na internet antes de fazer uma compra? Especialmente para valores maiores e produtos mais delicados, essa prática se tornou rotina para qualquer pessoa.

Para as empresas, isso quer dizer que existe um caminho muito claro pelo qual elas podem ser encontradas pelos consumidores. É por isso que o marketing de conteúdo pode ser um investimento muito positivo.

Para vender é preciso aparecer

Contudo, mesmo com esse comportamento do consumidor sendo tão forte, ele ainda precisa ver a sua marca para que você consiga vender. Portanto, é fundamental figurar entre os primeiros resultados do Google, já que a maioria das pessoas nem sequer acessa a segunda página.

Por isso, o marketing de conteúdo é tão importante. Todo o objetivo dessa estratégia é criar uma forte presença on-line, para aumentar a sua autoridade no assunto e a sensação de confiança. Esta é essencial para a compra no e-commerce.

A sensação de confiança

Ao comprar em um e-commerce, o cliente não tem acesso total ao produto. Ele não pode senti-lo nas mãos. Por isso, é preciso ter uma forte relação de confiança com a marca, para que ele tenha o máximo de certeza possível que está fazendo uma boa compra.

marketing de conteúdo é essencial para isso. Ele tem, sim, uma função de divulgar o produto, chamar atenção para a sua marca, mas também visa trazer mais segurança para os clientes e potenciais clientes, que podem ver na sua loja uma marca de confiança.

Por isso, para o e-commerce, o marketing de conteúdo tem dois objetivos principais: usar as técnicas para que o algoritmo do Google o coloque nas primeiras posições e criar uma relação positiva entre marca e o cliente, a fim de que ele se sinta mais seguro em comprar na sua loja.

Como fazer o marketing de conteúdo?

É necessário aplicar todas as principais técnicas do marketing de conteúdo, desde que elas sejam relevantes para a sua estratégia e para seu e-commerce. O SEO (que é o Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca), por exemplo, vai garantir o bom posicionamento no Google.

Já a criação de uma persona ajuda a conversar com o seu cliente de maneira mais íntima. Isso é possível por meio da fácil segmentação oferecida pelo digital. Essa estratégia visa representar o cliente ideal em um personagem fictício, para que você possa conversar diretamente com ele, em uma comunicação muito mais eficaz.

Assim, você também consegue conhecer quais são suas dores, problemas e preocupações referentes ao produto que você vende. Seu conteúdo pode ser adaptado exatamente para responder a esses questionamentos.

Por isso que o marketing de conteúdo é um investimento essencial para o e-commerce, que pode ajudar a você a crescer ainda mais. Quer saber mais como implementar esta e outra soluções que podem ser muito úteis? Então confira outros artigos do nosso blog!

Funcionalidades essenciais em uma plataforma e-commerce

Nesse exato momento milhares de novas lojas virtuais estão sendo lançadas. Hoje, se uma marca deseja ampliar alcance e conquistar mais clientes, ela precisa fazer parte do universo do varejo digital – independentemente de qual seja o seu ramo de atuação. Então, se esse é também o seu caso, antes de começar a construir a sua nova loja online descubra as funcionalidades essenciais em uma plataforma e-commerce.

Plataforma responsiva

Um levantamento do IBGE divulgado em 2019 apontou que 97% das pessoas com acesso à internet fazem buscas por meio dos smartphones. Então, ao montar sua loja online, a sua primeira preocupação é que ela possua um design responsivo.

Pode parecer difícil de acreditar, mas muitos empreendedores não sabem que a aparência da loja virtual se modifica de acordo com o formato de cada tela. Diante disso, possuir um layout adaptável para diferentes tamanhos e modelos de aparelhos significa que o e-commerce irá oferecer aos usuários uma melhor experiência de navegação e compra.

Opções de pagamento

Entre as funcionalidades essenciais em uma plataforma e-commerce, a forma de pagamento deve ser a mais simples e também a mais diversa. Imagine que a pessoa já encontrou sua loja, escolheu o produto, colocou no carrinho e justamente no momento de encerrar a transação não encontra a opção de pagamento que ela deseja. Isso pode significar não só a perda daquela venda como também a perda de um cliente.

Sendo assim, sua loja virtual deve diversificar os métodos de pagamento. Partir do princípio que todos têm cartão de crédito é um erro. Então utilize um sistema integrado de pagamentos que disponibilize ao comprador uma variada gama de opções para ele finalizar a sua compra, conforme apresentamos no nosso site, para acessar, clique aqui. 

Filtros de busca avançados

Outra funcionalidade importante para o sucesso de um e-commerce é a opção de buscas avançadas. É muito comum que o cliente, ao explorar o ambiente de uma loja virtual, queira pesquisar por produtos específicos.

Preços, tamanhos, modelos, cores, assessórios, marcas preferidas etc. A disponibilidade de filtros avançados facilita todo o processo de compra, economizando tempo para aquela pessoa que não deseja ficar vasculhando todas as páginas da loja até encontrar o produto que deseja.

Facilidade para novas integrações

Muitos donos de loja virtual pensam que após concluir o site, o trabalho se restringe a atrair clientes e vender mais produtos. A verdade é que o ambiente digital permanece em constante mudança, por isso entre as funcionalidades essenciais em uma plataforma e-commerce a facilidade para novas integrações figura entre as mais importantes.

Então, antes de escolher em qual plataforma desenvolver sua loja digital, tenha certeza que esta oferece a flexibilidade para, se necessário, você implementar novas integrações.

Por fim, é importante destacar que funcionalidades como: opções de entrega, áreas de “fale conosco” e “dúvidas frequentes”, sugestão de produtos, incorporação de redes sociais, uma área de comentários e avaliação e integração com um bom sistema de ERP também são essenciais.

Gostou deste artigo? Para saber outras dicas de como transformar seu e-commerce num negócio de sucesso, leia outros artigos em nosso blog.  

Quando devo expandir meu negócio e abrir uma loja online?

Por fatores como a agilidade, preços atrativos e a comodidade de não precisar sair de casa, cada vez mais gente está preferindo comprar pela Internet. E com isso surge uma duvida, quando devo expandir meu negocio e abrir uma loja online?

Mais de 70% dos consumidores preferem esse canal de compra, segundo uma pesquisa feita pelo NZN Intelligence no primeiro semestre.

As empresas estão de olho nessa tendência e quem ainda não tem já está de olho na possibilidade de expandir as suas vendas também para a internet.

Você tem uma empresa que ainda não vende online? Não sabe se é o caso de abrir uma loja virtual e nem como fazer para começar o seu negócio na internet? Então você está no texto certo.

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual nada mais é que o seu balcão de vendas on-line, um site onde você expõe e comercializa os seus produtos.

Por isso, assim como em uma lógica física, é preciso estar atento para que esse local tenha bom gosto, segurança e fácil acesso, por exemplo. O site tem que ser então bonito, fácil de navegar e mostrar seus produtos e especificações de maneira clara.

Quer ajuda para expandir a sua empresa para o e-commerce? Solicite o seu orçamento com a Rocky.

Devo abrir uma loja virtual?

O crescimento desse mercado é inegável, mas antes de abrir uma loja virtual, você precisa preparar o terreno.

É fundamental conhecer seu público e as peculiaridades do mercado na sua área de atuação.

A primeira pergunta que você precisa se fazer é se realmente conhece o seu público e se ele está disposto a comprar o que você vende on-line.

Em seguida, você precisa pensar nas partes práticas, como formas de pagamento e logística de entrega.

Por onde começar?

Você deve começar respondendo as perguntas do tópico anterior e, em seguida, pensando na estrutura do seu site.

Especialmente se você é novo no mundo on-line, uma boa saída pode ser contratar empresas intermediadoras, que disponibilizam ferramentas para facilitar as vendas, recebendo o pagamento e repassando para a loja.

Essas empresas têm sistemas anti-fraudes e fazer as transações dessa forma no início costuma ser mais seguro do que criando o seu próprio sistema de primeira.

E-commerce e loja virtual são a mesma coisa?

Uma informação muito importante que você precisa ter clara antes de abrir a sua própria loja é que e-commerce e loja virtual não são exatamente a mesma coisa, como muitos pensam.

O e-commerce, ou comércio eletrônico, pode ser feito pelas redes sociais e trazer bons resultados, sem a necessidade de que o empresário crie a sua própria loja on-line. Há ainda sites consolidados de vendas, onde você pode começar a anunciar, junto com outros lojistas.

Começar por essas alternativas e ir entrando no e-commerce devagar, antes de criar a sua própria loja on-line, pode ser um ótimo jeito de começar, sentir o terreno e analisar o comportamento dos seus consumidores.

Assim quando você se sentir pronto para criar um site específico só para você poderá fazer isso com muito mais segurança e garantias de que o investimento vai valer a pena.

Gostou desse artigo? Acesse outros conteúdos do nosso blog.

Principais motivos para comprar on-line.

 

Existem muitos benefícios e mordomias que levam o consumidor a comprar de casa em um e-commerce, como ter a possibilidade de comprar um produto enquanto se faz outra tarefa, ou poder comprar de qualquer local, em qualquer horário do dia e da noite, são alguns exemplos da facilidade de comprar on-line.

Mas além disso existem outros fatores que são levados em conta na hora de comprar na internet.

Preço

Muitas vezes temos a impressão que os preços cobrados nas lojas virtuais são menores que os das lojas físicas, não é mesmo? E essa percepção é verdadeira, isto acontece por alguns motivos, como por exemplo os custos de uma loja virtual em geral é muito mais baixo comparado aos custos de uma loja física, e isto acontece porque o e-commerce não tem que gastar com algumas despesas, como aluguel, decoração, maior número de funcionários, principalmente de vendedores. E com isso a empresa consegue repassar esta economia para o cliente final, consequentemente os produtos são vendidos mais baratos na rede…

Formas de Pagamento

Atualmente diversos sites aceitam várias formas de pagamentos, como o cartão de credito com parcelamento, boleto bancário, transferência, Paypal. Com isso facilita muito a compra, pois cada vez mais se adaptam as necessidades dos clientes.

Facilidade em pesquisar antes de comprar on-line

Além disso, outro motivo que consideramos importante na hora de comprar mais barato é a facilidade de pesquisar preços e produtos on-line. Através dos comparadores de preços (como por exemplo o Buscapé e o Google Shopping), fica muito mais fácil, rápido e cômodo do que pesquisar em lojas físicas. Um dos principais motivos que levam o cliente para o seu site é ter um preço competitivo, destacando sua loja nas pesquisas.

Cupons de desconto

Várias lojas oferecem cupons de desconto, que são códigos utilizados nas compras e auxiliam o cliente a avançar no processo de compra. Além disso é possível criar campanhas utilizando os cupons como chamariz da sua loja virtual.  Também é possível criar cupons específicos para cada produto ou grupo de produtos, etc…

Opinião

Atualmente, nas lojas virtuais é possível ver a opinião dos usuários e seus comentários sobre o produto, a loja e o atendimento etc… Isto é um diferencial que você só encontra na loja virtual, pois comentários positivos sobre o seu trabalho dará confiança ao cliente.

E você ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores, eles estão disponíveis para lhe ajudar 🙂

Novidade: Saiba como criar um e-commerce pelo Instagram e vender mais com este novo recurso!

Você possui um Instagram com milhares de seguidores, consegue engajar bem seu público mas tem dificuldades de converter todos esses likes em vendas? Esta matéria vai lhe mostrar tudo como transformar seu Instagram em uma poderosa loja virtual.

Quando poderei usar?

Não é promessa é realidade, se você usa o Instagram com perfil comercial e possui uma fã-page no Facebook com loja ou catálogo de produtos, fique feliz ????????❤, você pode começar a utilizar hoje mesmo.

Esta novidade pretende acabar com as limitações de que para vender pelo Instagram você precisa fazê-lo através do link na biografia, agora você pode disponibilizar para seus seguidores através do feed em uma postagem, informações mais detalhadas, nome do produto, preço e muita interatividade.

 

 

O que é preciso para usar este recurso? ????✍

Antes de tentar qualquer coisa, certifique-se que seu App do Instagram esteja atualizado, após isso vamos para os detalhes:

1º Mude seu perfil para comercial, lá nas configurações.

2º Você deve possuir uma Página no Facebook e ser administrador dela.

3º Ter uma loja no Facebook ou adicionar no seu Gerenciador de negócios um catálogo de produtos.

4º Vincule seu Instagram com seu Facebook.

5º No seu insta, clique em começar e adicione seu catálogo de produtos.

Após finalizar esse processo todo você terá disponível nos seus posts a opção de marcar produtos. Fique atento, o Instagram leva uns minutos para analisar e liberar sua conta.

 

Algumas dicas ????????

Segundo o Instagram For Business, existem uma lista de boas práticas que devem ser seguidas:

a) Crie pelo menos uma publicação de compras no seu feed;

b) Apresente mais de um produto nas publicações;

c) Explore os vários formatos de compras no seu feed;

d) Tenha cuidado e verifique se suas marcações estão corretas

Por fim lembre-se, engajar, atrair e reter seguidores pode ser mais difícil do que parece, afinal, de que adianta ter uma loja linda com produtos maravilhosos se você não tem seguidores. Aposte muito no engajamento, trabalhe conteúdo que seja atrativo para seus seguidores, desta forma o alcance orgânico será maior e você vai obter mais seguidores.

Para finalizar uma dica preciosa: Crie um bom planejamento, tenha uma estratégia clara para seu negócio, seus consumidores irão gostar e você terá muito o que comemorar.

Ficou com alguma dúvida? Escreve para a gente será um prazer ajudar você a alavancar suas vendas.

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E-commerce para varejo, ainda posso surfar nesta onda?

Você é empreendedor e ainda não possui seu e-commerce, porém tem dúvidas se ainda da há tempo de entrar no mercado e colher bons frutos deste mercado tão promissor?

Leia esta matéria até o final ela vai lhe esclarecer qual é o momento do e-commerce e qual a projeção para os próximos anos.

O E-commerce é a grande aposta do varejo para os próximos anos

Vamos analisar dados

Faturamento do setor x economia nacional

Enquanto a economia brasileira caminha a passos curtos com um crescimento de 1% ao ano, o e-commerce atingiu neste primeiro semestre de 2018 um crescimento de 31%. Empreendedores digitais relatam crescimento nos negócios e não enfrentam dificuldades com relação a atual crise do mercado.

Segundo o empresário Cristiano Gracioli, diretor da Grapol Móveis para escritório a empresa cresceu muito no último ano, resultado decorrente do e-commerce, atualmente a empresa foca todos os seus investimentos no e-commerce e o resultado é muito positivo.

 

Número de consumidores

Quando pensamos em consumidores para lojas físicas sempre esbarramos em limitação geográfica, este ano o e-commerce brasileiro atingiu a marca de 55,15 milhões de consumidores ativos, estima-se um crescimento de 15% para este ano.

 

Para 2018

A estimativa é que este ano o e-commerce feche com um faturamento total de R$ 53,4 bilhões de reais, o número parece alto, mas quando falamos em comparação ao faturado pelo varejo o e-commerce representa ainda menos de 10%. Estima-se ainda um potencial de mais de 70% de crescimento para o e-commerce.

 

Expectativa de crescimento até 2022

Quando pensamos a longo prazo o e-commerce é um colírio para os olhos dos empreendedores, estima-se um crescimento de 15% ao ano, segundo o eBay a América Latina deve faturar até 2022 um total de 83bilhões de dólares.

 

Dicas para você que deseja investir

Após analisar todos estes números ficou entusiasmado para investir e tornar-se um empreendedor digital? Citei abaixo algumas dicas para ajudar você a começar da forma correta.

  1. Tenha um bom planejamento, não comece de qualquer forma;
  2. Conheça seu cliente;
  3. Foco na logística e velocidade na entrega podem ser seus diferenciais;
  4. Invista em automação, ela vai permitir que você cresça;
  5. Monte um excelente time de atendimento;
  6. Ofereça boas condições de pagamento;
  7. Tenha uma plataforma que lhe dê flexibilidade na hora de trabalhar;

 

Por fim esteja ciente de que a cultura da sua empresa vai passar por uma mudança, atuar no mercado digital é diferente, porém, lembre-se o bom atendimento e a atenção ao cliente ainda são pré-requisitos para o seu sucesso.

Ainda tem dúvidas? Comente aqui que irei responder, conhece alguém que poderia se interessar por este conteúdo? Compartilhe, vamos colaborar para o crescimento do mercado.

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