O que é um marketplaces?

É um e-commerce, mediado por uma empresa. Em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. Essa loja virtual funciona de forma que o cliente pode acessar um site. Comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho.

Essa plataforma pode ser vista como várias vitrines de um shopping center, vendendo as mais diversas categorias. Trocando em miúdos é como se você estivesse com a sua loja física dentro de um shopping center gigantesco.

Quem são eles?

Dentre esses, os que mais se destacam são o Mercado livre, Amazon, Olx, Magazine Luiza, Enjoei, Netshoes, facebook, Carrefour, dafiti e B2W (americanas, submarino e shoptime), e a lista não para de crescer.

O interessante é que quem tem um e-commerce pode realizar vendas em todos esses mercados. Pagando uma taxa para que se utilize esse espaço, como o aluguel de uma sala comercial nada mais justo. O interessante é que a Rocky E-commerce, tem integração com todos esses que foram citados e muito mais.

Quanto custa?

Mas então surge a ideia: Então é muito melhor eu montar um marketplaces do que um e-commerce! Com certeza, desde que se tenha o montante adequado de dinheiro, para fazer um investimento desse tamanho.

A previsão que o próprio Mercado Livre fez para o investimento apenas no Brasil no ano passado, passa de 4 bilhões de dólares. A ideia é boa, porem dentro de uma realidade que é distante para muitos empresários.

Quando se pensa em vender produtos pela internet, é interessante que se tenha em mente esse detalhe. isso faz a diferença, iniciar uma loja virtual, nem sempre é tão simples como apenas postar fotos nas redes sociais.

Dedicação é o segredo.

E a consolidação da marca vem com a dedicação, que, se direciona para isso. Por isso que a Rocky e-commerce tem os melhores recursos para fazer o seu negócio decolar.

Depois de sua loja montada, é só escolher em qual marketplaces quer começar a fazer suas vendas e fazer sua marca ser conhecida, dentro dessas plataformas, existe um alto nível de tráfego orgânico.

Estes ficam responsáveis por todas as estratégias de marketing e publicidade; e com certeza terá a possibilidade de experimentar outros modelos de negócios que não o do varejo tradicional.
Algumas dicas de como vender no marketplaces.

Realizar cadastro

A maioria dos marketplaces disponibiliza um formulário de cadastro nos seus sites, assim, o vendedor pode preencher os seus dados para então ser analisado pelo marketplaces. Dentre as informações necessárias, geralmente estão dados como CNPJ e conta bancária.

Uma vez aprovado pelo marketplaces, o vendedor poderá continuar seu cadastro, para então começar a vender dentro da plataforma.

Criar ofertas

Para subir seus produtos para as plataformas de marketplaces, o vendedor deverá fornecer informações sobre sua loja e sobre seus produtos, como: foto, descrição, título, preço e frete.

Com todos esses dados, o marketplaces irá criar uma página com um anúncio do produto, que pode ser encontrada por consumidores por meio de pesquisa dentro da plataforma.

Entregar pedidos

Com a loja e ofertas configuradas, os pedidos já começam a chegar. Nessa etapa, o lojista precisa acompanhar a entrada de novos pedidos para embalar o produto, colar a etiqueta de entrega, gerar a nota fiscal e entregar o item para o cliente.

Alguns canais podem oferecer soluções logísticas gratuitas que ajudam na entrega do produto. Nestes casos, os lojistas só precisam postar o item na agência Correios mais próxima de seus endereços e então a equipe do marketplaces coleta o produto e faz a entrega no endereço do cliente.

Cuidar da reputação

Uma das grandes preocupações dos marketplaces é manter um controle de qualidade, para que a experiência de usuários que compram no seu site seja igualmente boa com vendedores “terceirizados”.

Para manter esse padrão, os marketplaces estabelecem regras de reputação, que beneficiam os melhores vendedores e punem os que tem menos responsabilidade.

Entre os fatores que impactam na reputação de um vendedor estão: tempo para expedir um produto, avaliação de compradores, cancelamento de vendas, reclamações, etc.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketplace#Como_vender
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