Segundo a pesquisa Webshoppers (2018) o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 47,7 bilhões em 2017. A mesma pesquisa aponta que o número de brasileiros que compra online já ultrapassou os 55 milhões. Este panorama ajuda a entender por que tantos empreendedores investem no mercado digital. Vai abrir uma loja virtual? Saiba por onde começar conferindo as dicas que reunimos neste artigo.

Com o devido preparo, você pode entrar neste cenário e aproveitar todo o potencial que ele oferece. Além de seguir as etapas que descreveremos a seguir, também é recomendável que você se familiarize com alguns conceitos. Marketing Digital e gestão de sites, por exemplo. Dito isto, vamos abordar o que é mais importante para começar o seu empreendimento online.

Como abrir uma loja virtual: conheça o seu nicho e tenha atenção à parte burocrática

A internet oferece possibilidades muito amplas em termos de venda. Justamente por isto é importante que você tenha foco e pense bem em qual nicho vai atuar. É preciso analisar concorrência, mercado e suas próprias inclinações para chegar à melhor escolha. Até mesmo, porque este fator irá influenciar nos custos, detalhe importante para organizar antes de dar os primeiros passos.

O ideal é vender produtos que possuem boa oferta, potencial de clientes qualificados e uma concorrência que não sufocará o seu empreendimento. Além deste cuidado, é fundamental que você conheça bem a parte burocrática envolvida. Informe-se sobre assuntos como a lei do e-commerce e a melhor forma de emitir notas fiscais para os seus clientes.

Registre o seu domínio e contrate um servidor de qualidade

Se você seguiu todas as etapas preparatórias com atenção, pode começar a abrir uma loja virtual. A primeira coisa a ser feita, então, é registrar um domínio. Este será o endereço do seu site na web e o que vai diferenciá-lo das outras opções de compra online. Uma recomendação é sempre unir o nome da sua empresa a uma palavra-chave que defina a área de atuação do negócio. Por exemplo: rockyecommerce.com.br.

Outro detalhe importante é que você deve dar preferência aos domínios “.com.br”. Isto é necessário para que os mecanismos de busca melhorem o posicionamento do seu site para os usuários nacionais. No mais, tenha muita atenção ao servidor onde ficará alocada a sua loja. Avalie se a capacidade de armazenamento e tráfego atende às suas necessidades. Não deixe também de pesquisar se ele oferece boa disponibilidade e suporte.

Escolha a plataforma do seu e-commerce

Esta é a parte onde estruturamos a plataforma de vendas digitais. O ideal é que você adote um serviço pronto e que possa customizar. Sobretudo, porque o desenvolvimento deste tipo de site é complexo e pode representar um custo elevado.

Busque por uma plataforma que ofereça boa navegabilidade, funcionalidades úteis para e-commerce e escalabilidade. Cabe salientar que o último item é fundamental para suportar o crescimento que a loja pode ter no futuro. Como aqui o suporte é tão importante quanto no caso dos servidores, leve este fator em consideração também.

Planeje todos os elementos de logística e pagamento

Com uma estrutura online bem estabelecida, é preciso definir alguns detalhes práticos como as formas de pagamento. E não esqueça de fazer o planejamento logístico para que nenhum produto fique em falta. Terminadas estas etapas você poderá finalmente cadastrar os primeiros produtos e começar a divulgação do seu comércio eletrônico.

Quer mais dicas valiosas para abrir uma loja virtual de sucesso? Então, confira o que é e-commerce e tudo que você precisa saber antes de entrar nesse ramo. Precisa de uma plataforma completa para vender online? Faça um orçamento com a Rocky e-commerce.