Hoje em dia, ninguém compra nada sem pesquisar. É com base nesse comportamento do consumidor que existe toda a estratégia de marketing digital, que visa criar uma forte presença on-line para que os clientes encontrem a marca sempre que forem fazer uma pesquisa. Com isso em mente, o investimento em marketing digital pode ser importantíssimo para um e-commerce.

O comportamento do consumidor

Quem nunca pesquisou bem na internet antes de fazer uma compra? Especialmente para valores maiores e produtos mais delicados, essa prática se tornou rotina para qualquer pessoa.

Para as empresas, isso quer dizer que existe um caminho muito claro pelo qual elas podem ser encontradas pelos consumidores. É por isso que o marketing de conteúdo pode ser um investimento muito positivo.

Para vender é preciso aparecer

Contudo, mesmo com esse comportamento do consumidor sendo tão forte, ele ainda precisa ver a sua marca para que você consiga vender. Portanto, é fundamental figurar entre os primeiros resultados do Google, já que a maioria das pessoas nem sequer acessa a segunda página.

Por isso, o marketing de conteúdo é tão importante. Todo o objetivo dessa estratégia é criar uma forte presença on-line, para aumentar a sua autoridade no assunto e a sensação de confiança. Esta é essencial para a compra no e-commerce.

A sensação de confiança

Ao comprar em um e-commerce, o cliente não tem acesso total ao produto. Ele não pode senti-lo nas mãos. Por isso, é preciso ter uma forte relação de confiança com a marca, para que ele tenha o máximo de certeza possível que está fazendo uma boa compra.

marketing de conteúdo é essencial para isso. Ele tem, sim, uma função de divulgar o produto, chamar atenção para a sua marca, mas também visa trazer mais segurança para os clientes e potenciais clientes, que podem ver na sua loja uma marca de confiança.

Por isso, para o e-commerce, o marketing de conteúdo tem dois objetivos principais: usar as técnicas para que o algoritmo do Google o coloque nas primeiras posições e criar uma relação positiva entre marca e o cliente, a fim de que ele se sinta mais seguro em comprar na sua loja.

Como fazer o marketing de conteúdo?

É necessário aplicar todas as principais técnicas do marketing de conteúdo, desde que elas sejam relevantes para a sua estratégia e para seu e-commerce. O SEO (que é o Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca), por exemplo, vai garantir o bom posicionamento no Google.

Já a criação de uma persona ajuda a conversar com o seu cliente de maneira mais íntima. Isso é possível por meio da fácil segmentação oferecida pelo digital. Essa estratégia visa representar o cliente ideal em um personagem fictício, para que você possa conversar diretamente com ele, em uma comunicação muito mais eficaz.

Assim, você também consegue conhecer quais são suas dores, problemas e preocupações referentes ao produto que você vende. Seu conteúdo pode ser adaptado exatamente para responder a esses questionamentos.

Por isso que o marketing de conteúdo é um investimento essencial para o e-commerce, que pode ajudar a você a crescer ainda mais. Quer saber mais como implementar esta e outra soluções que podem ser muito úteis? Então confira outros artigos do nosso blog!