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Qual o Melhor Sistema de Pagamento Via Cartão para o Meu E-commerce?

Hoje, para os usuários, o cartão de crédito é mais do que uma forma de pagamento, é uma facilidade. Por isso, ter a opção correta na sua loja não só auxilia na questão de custos, como também na finalização da compra pelo cliente. Descubra qual sistema de pagamento é o certo para sua loja virtual.

 

Sistema de Pagamento

 

Qual o melhor sistema de pagamento via cartão de crédito para o meu e-commerce?

O sistema de pagamentos costuma ser o coração de toda a operação no e-commerce. É para este local onde todos os clientes são direcionados ao decidirem comprar na sua loja. De extrema importância ao pensar em montar um e-commerce, deve-se destinar um tempo para analisar qual sistema se adequa melhor as suas necessidades.

Montei essa matéria para lhe ajudar escolher e comparar os sistemas mais utilizados por E-Commerces no Brasil.

Em geral os sistemas de pagamentos são subdivididos em duas categorias, os Gateways e os Intermediadores ou como também são conhecidos de Subadquirentes.

Bem, agora que você já sabe que existem essas duas modalidades, vamos entender melhor cada uma delas.

 

Sistema de Pagamento: Gateways

Em geral utilizados por empresas ou E-Commerces mais maduros, é considerado pelos empreendedores de e-commerce como a melhor das opções.

Sua operação de pagamento é muito semelhante a da “maquininha de cartão”.

As empresas mais conhecidas que atuam nesta modalidade são: Cielo, RedeCard, Getnet e Pagarme (PSP). Abaixo listamos algumas das vantagens e desvantagens da operação via Gateway de pagamentos.

 

Vantagens:

  • Menores taxas
  • Maior controle da operação
  • Parcelamentos sem juros pela loja
  • Checkout Transparente
  • Aumento da taxa de conversão
  • Melhor Atendimento
  • Nome da sua empresa na fatura do cliente

 

Desvantagens:

  • Necessidade de um sistema de análise anti-fraude
  • Processo de homologação lento
  • Possíveis gastos com a contratação do serviço.

 

Intermediadores ou Subadquirentes

Atuam como facilitadores da operação entre você e a operadora de cartão. Em geral a contratação é muito ágil na maioria das vezes a liberação ocorre no mesmo dia de contratação do serviço.

Possuem uma política rígida de proteção ao consumidor, garantindo reembolsos ágeis ou intermediação em casos como resolução de conflitos.

Geralmente utilizado por quem está iniciando as atividades no comércio eletrônico, devido a sua facilidade de contratação e por não possuir custos de adesão.

Os intermediadores mais utilizados no Brasil são: Pagseguro, Moip, Paypal, Bcash/PayU.

Listamos abaixo, as vantagens e desvantagens dessa modalidade de pagamentos:

 

Vantagens:

  • Operação de administração simples
  • Recebimentos parcelados a vista
  • Em geral sem custo de implantação

 

Desvantagens:

  • Altas taxas
  • Menor taxa de conversão no e-commerce
  • Atendimento burocrático
  • Perca de vendas por controle rigoroso para aprovação de pedidos, que na maioria das vezes são vendas legítimas.

 

Outro ponto que vale ressaltar é que um e-commerce não é obrigado a possuir apenas um sistema de pagamentos. É muito comum encontrar E-Commerce que possuem gateways e intermediadores integrados na mesma plataforma, afinal alguns consumidores podem ser influenciados a comprar por diferentes formas de pagamentos.

Vale ressaltar que você deve analisar as taxas de cada modalidade decidir qual o melhor custo benefício para sua operação.

Se você ainda está com dúvidas e não decidiu qual é a melhor forma de pagamento, não hesite em contratar um especialista para lhe ajudar a tomar a melhor decisão, comente abaixo ou entre em contato conosco que será um prazer poder lhe ajudar.

 

Leia também: Potencialize seu E-commerce com um Televendas

 

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e iremos ajudar você!

Como Ter um E-commerce de Sucesso

Quer montar ou mesmo dar um “up” no seu e-commerce mas não sabe por onde começar? Separamos algumas características fundamentais para ter um e-commerce de sucesso. Pegue seu café e boa leitura!

 

E-commerce de Sucesso

 

5 Passos Essenciais Para Um E-commerce de Sucesso

 

1. Conheça BEM seu cliente

E não só o cliente como também seus desejos e necessidades.

Saber TUDO sobre seu cliente é essencial para qualquer negócio, no mundo digital também não é diferente.

Pesquise as características demográficas e geográficas dele como:

  • Nome
  • Faixa etária predominante
  • Localização predominante
  • Estado civil
  • Membros da família
  • Emprego
  • Renda,
  • Mídias e redes que acessa, entre outros.

 

Lembre-se de buscar também as caraterísticas psicológicas

  • Como ele compra?
  • Do que ele precisa?
  • O que ele gosta?
  • Quais são as objeções à compra?
  • Quais são seus hábitos?
  • Como ele se comunica?
  • Qual a experiência de compra o satisfaz?  Entre outros.

 

Com isso você irá conseguir traçar sua comunicação, definir preços e formas de pagamento, estabelecer estratégias de fidelidade com a sua marca e até como irá atender  esse cliente.

Lembre-se que seu e-commerce deve se comunicar de forma clara e efetiva com esse cliente e, sabendo tudo sobre ele, essa tarefa ficará mais fácil.

 

2 – Firme boas parcerias

Boas parcerias, principalmente com fornecedores, é imprescindível para um e-commerce de sucesso. O preço deles é importante, sim, mas procure firmar parceria com fornecedores comprometidos com a entrega de um produto com qualidade e que cumpra os prazos. Assim você conseque investir no seu estoque tendo a segurança da reposição rápida e ficiente quando o mesmo estiver acabando.

Ainda, busque por fornecedores exclusivos. Ter produtos exclusivos o diferencia do mercado e faz com que você se encaixe em um nicho de mercado possuindo um produto de qualidade e que ninguém possui.

 

3 – Adquira a plataforma correta

A plataforma é essencial. É nela que seu cliente irá realizar a compra e você irá gerenciar sua loja virtual. Portanto, ela deve atender às necessidades da sua empresa e aos requisitos de todo e-commerce junto ao cliente.

Além disso, busque transmitir através dela o mesmo posicionamento que sua marca possui nos demais canais em que atua. Isso será essencial para a lembrança da sua marca. Existem diversas algumas características essenciais nesta escolha: otimização SEO, importantíssima para seu posicionamento no Google; user experience, quando o layout é voltado para a conversão das vendas; antendimento, o suporte dado ao seu e-commerce; e a segurança, dando maior estabilidade e protegendo seus dados e do seu cliente.

 

Pesquisas realizadas junto aos consumidores digitais, revela que 75% deles prefere consumir em lojas que se adaptam ao seu perfil e que lhes transmitam melhor experiência na hora da compra.

Reitero dois fatores essenciais na escolha. A segurança que evita também fraudes e desistências da compra e a usabilidade (user experience), fundamental para as taxas e conversão.

Por isso, analise bem suas opções.

 

Leia também: Qual plataforma escolher para o meu e-commerce?

 

4. Logística e Embalagem

A satisfação do seu consumidor já não é mais um diferencial, é uma obrigação de toda a empresa. Por isso, fique atento a tudo que possa causar desconforto à ele.

Para isso, mantenha-o sempre atualizado e disponibilize o máximo de informações à ele após suas compras. Informe sobre cada processo que ocorre durante o pedido e, ao final, veja se ele recebeu o produto, se tudo ocorreu da maneira certa e peça um feedback à ele. Isso será essencial para a melhoria dos processos e para as avaliações positivas do seu serviço.

Veja este vídeo do Sebrae que explica um pouco mais sobre esse assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=9q5k_hUN-7w

5 – Invista em marketing e remarketing

É improvável que no lançamento da sua loja virtual você já tenha milhares de visitas e vendas nos primeiros meses. Portanto, reserve uma parcela relevante para investir no marketing digital. Lembre-se que esse valor despendido não é um gasto, é um investimento que irá trazer um retorno futuro: seu e-commerce de sucesso.

Lembra do seu cliente que citamos no primeiro item? Foque nele na hora de fazer suas campanhas. Faça anúncios segmentados que falem diretamente com cada um deles. Facilite o acesso dele à primeira compra, ofereça descontos personalizados, crie planos de fidelidade e trabalhe muito forte o remarketing!

Esses itens trarão recorrência de visitas e compras ao seu e-commerce.

Ainda, reiteramos a importância do Inbound Marketing para que você estabeleça um relacionamento mais próximo com o seu cliente. Esse relacionamento é essencial para estreitar o carinho do seu cliente com a sua marca e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Lembre-se: seja persuasivo e mantenha um atendimento ágil e eficiente!

Leia também: Inbound Marketing é importante para o meu e-commerce?

 

Com tudo isso, o sucesso do meu e-commerce está garantido?

Bom, esses itens que falamos são os essenciais para qualquer e-commerce e, executar cada um deles com maestria irá trazer resultados. Porém, são itens que já são padrões para os grandes players de mercado, que os trabalham muito bem. Portanto, se quer competir com eles, não pode ficar de fora.

 

Para finalizar, busque sua diferenciação de mercado e proporcione experiências positivas e inesquecíveis ao seu cliente. Essa é a receita certa para eles voltarem e também indicarem seu site a outras pessoas.

 

Caso tenha dúvidas deixe-nos comentários que respondemos.

5 Passos para o Planejamento da Sua Loja Virtual

Uma série de fatores fazem o sucesso do seu e-commerce. Um dos mais importantes é o planejamento. Traçamos um roteiro com 5 passos para ajuda você no planejamento da sua loja virtual.

 

Planejamento do E-commerce

 

Como fazer o planejamento do meu e-commerce?

 

1. Planejamento comercial

O princípio do lucro nos negócios é comprar bem. É comprando bem que vendemos melhor (melhor preço) e obtemos maior lucro.

Por isso o foco número um são os fornecedores.

Mas, primeiro, você deve definir o mix de produtos da sua loja. Quais produtos você irá comercializar na sua loja virtual?

Sabendo os produtos comercializados você poderá negociar melhores condições e preços junto aos seus fornecedores.

Feito isso, é hora de pensar em um centro de distribuição para armazenar esses produtos. Nesta etapa pesquise locais, analise custos e estrutura e procure negociar bons contratos, pensando a longo prazo.

2. Planejamento contábil

É hora de pensar na contabilidade da sua empresa. É importante não ignorar esta etapa, ela é crucial para evitar problemas futuros.

Converse com seu contador e veja em qual é a enquadração contábil da sua empresa e, a partir dela, calcule os custos com impostos e tributos. Se você vai vender para pessoa jurídica (B2B) calcule também as alíquotas e MVA’s para os estados que você pretender abranger e calcule os custos de ICMS.

Tendo isso tudo alinhado, une aos demais custos e calcule o preço dos seus produtos (mark up).

Não se esqueça de comparar os valores finais dos seus produtos com os valores concorrentes para conferir sua competitividade. Caso seu preço não esteja competitivo, retome a negociação com os fornecedores.

 

3. Planejamento de logística

Com os itens acima estruturados e alinhados a contabilidade é hora de definir os métodos de entregar seus produtos aos seus clientes.

Verifique planos contratuais com transportadoras e correios. Analise as propostas e veja quais são as melhores formas de entregar seus produtos.

Orçe com mais de uma transportadora. Em geral esses valores tendem a variar de uma empresa para a outra, já que cada uma foca num tipo/tamanho de produto para transporte.

Você pode ainda dar a opção ao seu cliente de escolher como ele deseja receber e dar uma opção de entrega diferenciada para as pessoas que residem na sua cidade, como entrega por motoboy, caso seu produto permita.

Definido isso, vamos à apresentação do produto para impressionar os clientes na hora que receberem sua encomenda. Para isso, contrate um designer para inovar  as embalagens e disponha ao cliente a opção de embalagens personalizadas para presente ou temáticas.

Importante!

Não se esqueça da logística reversa. Trace um planejamento de todas aas ações a serem tomadas em caso de retorno da mercadoria e certifique-se de estar garantindo uma boa experiência do cliente com a sua marca e a satisfação em caso de troca ou devolução de produto.

 

4. Planejamento de tecnologias e equipamentos

É nesta etapa que você irá buscar e definir a plataforma para seu e-commerce.

Lembre-se que essa escolha deve estar alinhada aos itens 1 e 3.

Ainda, antes de definir uma plataforma, faça algumas perguntas essenciais:

  • Quais recursos são indispensáveis ao meu cliente?
  • Quais diferenciais que minha plataforma deve ter?
  • Qual experiência de compra quero impactar em meus clientes?
  • A plataforma é segura?
  • A pataforma atende todas as minhas necessidades?

 

Depois de encontrar as respostas, verifique se a plataforma escolhida se encaixa no seu modelo e estado de negócio.

Fique atento aos recursos da plataforma. Algumas integrações podem ser essencais, como a integração com seu ERP. Ela irá agilizar, e muito, os processos internos da sua empresa.

A integração com o Google Analytics, Facebook Pixel/Ads e otimização SEO também são importantes e farão diferença para o item a seguir.

 

Leia também: Qual a melhor plataforma para o meu e-commerce?

 

5. Planejamento em marketing

A última etapa do planejamento é referente ao marketing e a divulgação do seu e-commerce e dos seus produtos. Primeiro de tudo, alinhe suas economia e separe uma quantia para investir em marketing. Lembre-se que esse investimento deve ser recorrente e que é o marketing que irá atrair seus consumidores.

Pesquise e analise os Marketplaces com melhor custo benefício para sua loja virtual e alinhe sua comunicação nesse canal com os demais canais utilizados para divulgação.

Algumas ações de marketing são muito importantes para o sucesso da sua loja: o Inbound Marketig, que irá fazer a comunicação próxima entre você e seu cliente, criando lembrança de marca e estabelecendo afinidade; o remarketing, muito importante para a recorrência de compra; e o Googlo Adwords, para melhor posicionamento junto ao Google e captação de novos clientes.

É importante que você desenvolva também uma estratégia de lançamento digital para divulgar o lançamento da sua loja.

Caso tenha uma loja física também, lembre-se de unir as estratégias online e offline.

Caso não consiga dar conta de fazer todas essas ações, contrate um profissional ou empresa especializada para auxiliar você. Mas fica aqui nossa dica, não deixe essa etapa de lado, ela é crucial para seu e-commerce.

 

BÔNUS

Um dos fatores essenciais para todas essas etapas e para o futuro do seu e-commerce é sua equipe.

Esse fator é decisivo para o sucesso de qualquer negócio. Opte por contratar profissionais qualificados e engajados.

 

Por fim, lemvre-se de certificar-se dos resultados finais da sua pesquisa. Reavalia e, se necessário, renegocie e ajuste os pontos para que seu negócio fique “redondo”.

 

Ao final de tudo isso, sua empresa estará pronta e estruturada para prosperar. Boas vendas!

 

Ficou com dúvidas? Comente abaixo que iremos ajudar você.

Como Ter um Produto Amado por Todos

A tarefa de transformar seu produto em algo amado por todos nem sempre é fácil, ainda mais se você trabalha com públicos distintos. Por isso, Marcio Von Muhlen, Gerente de produtos da Dropbox, deu dicas de como transformar seu produto em algo amado por todos. Confira as dicas dele abaixo!

 

Produto Coca-Cola

 

Você já parou para pensar como a Coca-Cola chegou nesse patamar de ser amada no mundo todo? Não entraremos aqui na história da empresa, mas as ações que fizeram com que ela se tornasse uma das marcas mais famosas mundialmente foi sua adaptação e ajustes de produto conforme as necessidades e demandas surgidas com o tempo e na expansão para países com diferentes culturas.

Essa é uma das premissas que fazem com que seu produto seja amado.

Mas as dicas de Von Muhlen vão além. Confira abaixo como ter um produto amado por todos!

 

1. Pense primeiro no seu consumidor

Hoje é ele quem manda. Não adianta ter o melhor produto do mundo se o mercado consumidor não tem interesse ou necessidade dele. Demande seus esforços em projetos e produtos que irão despertar a atenção dos seus consumidores.

O primeiro passo é ouvir o consumidor e ter um contato direto com ele. Esse contato e atenção dispensados abrirão as portas para seu time de desenvolvimento aprimorar o produto com base nos anseios dos consumidores. É importante que esse contato seja também presencial, assim você irá compreender melhor como seu produto se encaixa na vida dos consumidores e quais são suas necessidades e dificuldades com o produto no dia a dia, extraindo todas as informações que, se fossem passadas por telefone ou e-mail, poderiam se perder.

“Nós temos de trazer a informação que obtemos nesse contato presencial para todos. É muito importante que sua empresa esteja consciente de para quem eles estão criando e mantendo um produto ou serviço. Assim, todas as decisões serão feitas com o desejo de consumidores em mente e o produto será melhor.”

 

2. Acabe com os manuais

Se seu produto é difícil de usar a ponto do seu consumidor precisar de um manual para isso, você está no caminho errado. O produto deve ter um uso intuitivo, ser fácil de usar e que seu consumidor não precise de um manual para isso.

“Para isso, elimine etapas de decisão encontradas no seu produto. Os consumidores não gostam de fazer muitas escolhas”, analisa Muhlen. “Você pode pensar que essa remoção faz seu produto ser menos poderoso. Mas o que faz sua ideia ser usada por muitas pessoas, na minha opinião, é que os usuários não precisem de um manual para saber para que seu produto serve.”

 

3. Crie um produto impossível de ser ignorado

Se a sua ideia é tão boa a ponto de não ser ignorada pelo usuário, você está no caminho certo! Seu produto deve ser algo útil e imprescindível para o cotidiano do seu consumidor. Algo trivial pode até fazer sucesso por um determinado tempo, mas o que fará com que seu produto seja amado e, principalmente usado e adquirido será a supressão de uma necessidade que as pessoas possuem regularmente.

Afinal, um produto que acaba com as dores do consumidor e resolve problemas gera maior impacto e tem maiores chances de não ser ignorado!

“Tenha como meta solucionar os maiores problemas dos clientes, fazendo com que eles aumentem vendas, ocupem tempo ocioso ou pareçam bons aos olhos de seus chefes, colegas ou funcionários. Assim, você fará com que seus usuários fiquem deslumbrados e divulguem sua ideia aos colegas, criando um círculo vicioso de uso e divulgação para seu negócio.”

 

 

Sabendo disso, você agora pode impulsionar suas vendas nos marketplaces.

 

Gostou? Ficou com dúvidas?

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Qual a Melhor Plataforma para o Meu E-commerce?

Existem muitas plataformas no mercado e escolher a que melhor se encaixa no seu negócio pode ser um pouco desafiador. Vamos esclarecer alguns pontos importantes para que você possa tomar sua decisão.

 

Plataforma Saas vs Open Source vs Personalizada

 

O que é uma plataforma para e-commerce?

A plataforma é o ambiente onde você poderá gerenciar todas as operações da sua loja virtual, desde cadastramente do produtos até definições de entrega. É nela que seus clientes irão executar as ações para a realização das compras, o pagamento, acompanhamento dos pedidos e o contato com a sua empresa.

 

Toda plataforma possui 2 ambientes:

 

1. Ambiente administrativo (CMS)

Esse é o ambiente do dono o e-commerce. As atividades nele variam conforme os recursos de cada plataforma. Os recursos mais comuns são: gerenciamento de estoque e clientes, acompanhamento dos pedidos, configurações de produtos e frete e relatórios.

 

2. Loja virtual

Esse é o ambiente do seu visitante/cliente. Ele será acessível através do domínio da sua loja. É recomendável possuir um domínio personalizado, fique atento se a plataforma que está pensando em escolher oferece isso.

Neste ambiente, o cliente irá acompanhar os pedidos dele, controlar os dados cadastrais e gerenciar demais atributos que você ofereça a ele.

 

Que tipo de plataforma escolher?

Existem  3 diferentes tipos de plataformas no mercado. Cada uma possui suas vantagens e é aconselhada para um tipo de negócio.

Entenda um pouco mais a seguir:

 

1. SAAS (Software as a Service)

As plataformas Saas são projetadas para serem comercializadas em larga escala. Esse modelo é desenvolvido de forma genérica e possui uma estrutura pré-definida o que causa uma limitação com relação as customizações ao seu projeto.

As vantagens dessa plataforma são o baixo custo de aquisição e manutenção e o baixo tempo de implementação.

Essa plataforma é indicada para quem está iniciando no ramo online, que ainda não possui loja física e busca uma ferramenta barata, não se preocupando com outros atributos.

Vantagens:

  • Baixo custo de aquisição e manutenção
  • Baixo tempo de implementação

 

Desvantagens:

  • Limitações de customização
  • Suporte geralmente deficiente
  • Plataforma genérica

 

2. Open Source (Código Aberto)

As plataformas Open Source são muito utilizadas na internet, já que disponibilizam o código aberto. Devido a isso, possuem inúmeros plugins e bibliotecas prontas, sendo necessário apenas fazer o download dos mesmos e instalá-los.

Porém, devido a isso, você mesmo precisa ter conhecimento em programação ou mesmo contratar um profissional que lhe ajude na implementação da mesma. Ainda, o desenvolvedor irá auxiliar você quanto a segurança do seu e-commerce já que, por ser um código aberto, pode estar mais sucetível a invasão e um desenvolvedor saberá como proteger sua loja.

Vantagens:

  • Inúmeros plugins e bibliotecas prontas
  • Possibilidade de personalização

 

Desvantagens:

  • Necessário contratar um profissional
  • Personalização limitada
  • Risco de segurança

 

3. Personalizada

As plataformas personalizadas possuem a vantagem de se adaptar às suas necessidades. São plataformas que despendem seus recursos aprimorando quesitos como user experience (usabilidade), design de conversão, segurança e estabilidade. Esta personalização abrange, muitas vezes, um estudo do seu negócio para identificar suas necessidades e adaptar a plataforma a elas. Ainda, essas plataformas possuem atendimento mais personalizado e maior número de ferramentas para otimizar o SEO da sua loja.

Contudo, essas plataformas, em geral, têm maiores custos de implementação e manutenção.

Aqui você deve pesar levando em conta as possibilidades de crescimento com uma plataforma personalizada e mais robusta, não apenas o valor financeiro.

Vantagens:

  • Design de conversão
  • Focado na usabilidade (user experience)
  • Ferramentas SEO otimizadas
  • Melhor atendimento
  • Mais seguras
  • Mais estáveis
  • Não é necessário um programador

 

Desantagens:

  • Maior cursto de implementação e manutenção

 

 

Busque sempre conhecer junto a empresa ou profissional ao qual você está contratando os recursos disponíveis em cada plataforma e avalie com cuidade aquela que irá se encaixar melhor com a fase do seu negócio e o melhor custo benefício para você.

Vamos listar pra você alguns recursos importantes para qualquer e-commerce e que você deve estar atento se a plataforma que irá contatar dispõe.

Recursos indispensáveis:

  • Integração com marketplaces
  • URL Amigável
  • Diversidade nas formas de pagamento
  • Segurança SSL e sistema Anti-fraude
  • Integração com Google Analytics
  • Google Adwords e Facebook Ads
  • Re-marketing
  • Relatórios Gerenciais
  • Integração com correios e transportadoras
  • Responsividade para dispositivos móveis
  • Integração com sistemas de atendimento

 

Além desses, existem alguns recursos que, dependendo seu nicho, podem ser a cereja do bolo para suas vendas!

Diferenciais:

  • Flexibilização para geração de páginas promocionais (Landing Pages)
  • Integração completa com sistemas de Inbound Marketing
  • Sistema de busca BigData
  • API de integração com ERP ou CRM
  • Televendas

 

Atenção ao atendimento!

Não menos importante que os itens citados anteriormente, busque referências sobre a reputação da plataforma e a qualidade do atendimento na empresa que está buscando contratar. A agilidade no atendimento e no suporte podem ser essenciais quando você precisar de alguma ajuda técnica, principalmente se feito de forma humana e não por chatbots.

 

Agora que você já conhece as plataformas disponíveis para o mercado e suas vantagens e desvantagens, temos certeza que fará a melhor escolha para o momento da sua empresa.

Esperamos que ela seja um sucesso em vendas!

 

Leia Também: 5 Passos para o Planejamento da Sua Loja Virtual

 

Ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários e iremos esclarecer 🙂

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