Uma série de fatores fazem o sucesso do seu e-commerce. Um dos mais importantes é o planejamento. Traçamos um roteiro com 5 passos para ajuda você no planejamento da sua loja virtual.

 

Planejamento do E-commerce

 

Como fazer o planejamento do meu e-commerce?

 

1. Planejamento comercial

O princípio do lucro nos negócios é comprar bem. É comprando bem que vendemos melhor (melhor preço) e obtemos maior lucro.

Por isso o foco número um são os fornecedores.

Mas, primeiro, você deve definir o mix de produtos da sua loja. Quais produtos você irá comercializar na sua loja virtual?

Sabendo os produtos comercializados você poderá negociar melhores condições e preços junto aos seus fornecedores.

Feito isso, é hora de pensar em um centro de distribuição para armazenar esses produtos. Nesta etapa pesquise locais, analise custos e estrutura e procure negociar bons contratos, pensando a longo prazo.

2. Planejamento contábil

É hora de pensar na contabilidade da sua empresa. É importante não ignorar esta etapa, ela é crucial para evitar problemas futuros.

Converse com seu contador e veja em qual é a enquadração contábil da sua empresa e, a partir dela, calcule os custos com impostos e tributos. Se você vai vender para pessoa jurídica (B2B) calcule também as alíquotas e MVA’s para os estados que você pretender abranger e calcule os custos de ICMS.

Tendo isso tudo alinhado, une aos demais custos e calcule o preço dos seus produtos (mark up).

Não se esqueça de comparar os valores finais dos seus produtos com os valores concorrentes para conferir sua competitividade. Caso seu preço não esteja competitivo, retome a negociação com os fornecedores.

 

3. Planejamento de logística

Com os itens acima estruturados e alinhados a contabilidade é hora de definir os métodos de entregar seus produtos aos seus clientes.

Verifique planos contratuais com transportadoras e correios. Analise as propostas e veja quais são as melhores formas de entregar seus produtos.

Orçe com mais de uma transportadora. Em geral esses valores tendem a variar de uma empresa para a outra, já que cada uma foca num tipo/tamanho de produto para transporte.

Você pode ainda dar a opção ao seu cliente de escolher como ele deseja receber e dar uma opção de entrega diferenciada para as pessoas que residem na sua cidade, como entrega por motoboy, caso seu produto permita.

Definido isso, vamos à apresentação do produto para impressionar os clientes na hora que receberem sua encomenda. Para isso, contrate um designer para inovar  as embalagens e disponha ao cliente a opção de embalagens personalizadas para presente ou temáticas.

Importante!

Não se esqueça da logística reversa. Trace um planejamento de todas aas ações a serem tomadas em caso de retorno da mercadoria e certifique-se de estar garantindo uma boa experiência do cliente com a sua marca e a satisfação em caso de troca ou devolução de produto.

 

4. Planejamento de tecnologias e equipamentos

É nesta etapa que você irá buscar e definir a plataforma para seu e-commerce.

Lembre-se que essa escolha deve estar alinhada aos itens 1 e 3.

Ainda, antes de definir uma plataforma, faça algumas perguntas essenciais:

  • Quais recursos são indispensáveis ao meu cliente?
  • Quais diferenciais que minha plataforma deve ter?
  • Qual experiência de compra quero impactar em meus clientes?
  • A plataforma é segura?
  • A pataforma atende todas as minhas necessidades?

 

Depois de encontrar as respostas, verifique se a plataforma escolhida se encaixa no seu modelo e estado de negócio.

Fique atento aos recursos da plataforma. Algumas integrações podem ser essencais, como a integração com seu ERP. Ela irá agilizar, e muito, os processos internos da sua empresa.

A integração com o Google Analytics, Facebook Pixel/Ads e otimização SEO também são importantes e farão diferença para o item a seguir.

 

Leia também: Qual a melhor plataforma para o meu e-commerce?

 

5. Planejamento em marketing

A última etapa do planejamento é referente ao marketing e a divulgação do seu e-commerce e dos seus produtos. Primeiro de tudo, alinhe suas economia e separe uma quantia para investir em marketing. Lembre-se que esse investimento deve ser recorrente e que é o marketing que irá atrair seus consumidores.

Pesquise e analise os Marketplaces com melhor custo benefício para sua loja virtual e alinhe sua comunicação nesse canal com os demais canais utilizados para divulgação.

Algumas ações de marketing são muito importantes para o sucesso da sua loja: o Inbound Marketig, que irá fazer a comunicação próxima entre você e seu cliente, criando lembrança de marca e estabelecendo afinidade; o remarketing, muito importante para a recorrência de compra; e o Googlo Adwords, para melhor posicionamento junto ao Google e captação de novos clientes.

É importante que você desenvolva também uma estratégia de lançamento digital para divulgar o lançamento da sua loja.

Caso tenha uma loja física também, lembre-se de unir as estratégias online e offline.

Caso não consiga dar conta de fazer todas essas ações, contrate um profissional ou empresa especializada para auxiliar você. Mas fica aqui nossa dica, não deixe essa etapa de lado, ela é crucial para seu e-commerce.

 

BÔNUS

Um dos fatores essenciais para todas essas etapas e para o futuro do seu e-commerce é sua equipe.

Esse fator é decisivo para o sucesso de qualquer negócio. Opte por contratar profissionais qualificados e engajados.

 

Por fim, lemvre-se de certificar-se dos resultados finais da sua pesquisa. Reavalia e, se necessário, renegocie e ajuste os pontos para que seu negócio fique “redondo”.

 

Ao final de tudo isso, sua empresa estará pronta e estruturada para prosperar. Boas vendas!

 

Ficou com dúvidas? Comente abaixo que iremos ajudar você.