Olhando para o passado a pouco mais de uma década o e-commerce ainda era uma ideia distante para empresários brasileiros, neste momento as empresas faziam reinar os canais de televendas.

 

televendas

 

Com a atual expansão do e-commerce e a facilidade em realizar vendas através dos canais digitais, muitos empresários deixaram para trás a ideia de operacionalizar as televendas.

Quando falamos em venda online nos vem à mente a ideia de operação “fria”, neste cenário o consumidor acessa o site, visualiza os produtos que deseja, realizamos alguns incentivos através de operações de automação aonde influenciamos o consumidor a finalizar a venda. Tudo automático, prático e rápido.

 

Invista em relacionamento

Desde então os consumidores passaram a valorizar mais as marcas que interagem, que conversam, que respondem e que prestem atenção no consumidor no momento em que eles mais precisam, isso é tão recíproco que os consumidores têm se fidelizado em média 100% mais nestas marcas do que em outras.

 

Dispor de um canal de televendas aumenta a interação de sua marca com os consumidores online, em geral empresas que estão se consolidando no comércio eletrônico chegam a registrar um volume de 50% a mais de pedidos gerados através dos canais de televendas.

 

Crie uma política de negociações

Resultados indicam que grande parte dos consumidores sentem falta de interagir com o vendedor, para pedir um desconto, tirar uma dúvida, negociar condições de pagamento e consultar o valor do frete.

 

Possibilidades da operação

Disponibilize regras de negociação para seu time de televendas, forneça alguns cupons de desconto, tenha condições especiais de frete para clientes em potencial e se possível trabalhe um sistema de fidelidade.

 

Recuperação de pedidos perdidos

Segundo a E-Commerce Radar em média 82% dos carrinhos são abandonados, toda plataforma boa registra os carrinhos abandonados, crie uma operação para que seu time de televendas possa trabalhar estes carrinhos perdidos ou pedidos que não são finalizados. Baixar este percentual pode ser a receita para o sucesso do seu e-commerce.

 

Links de pagamento

Atender seu cliente em diversas plataformas é fundamental para captar ele no momento de decisão da compra, tenha uma ferramenta de televendas que disponibilize um link para fechamento de pedido. Desta forma seu time pode montar o pedido e enviar para o cliente não importando o canal que esteja sendo realizado o atendimento.

 

Fidelize mais clientes com o Televendas

Pense, o que você está fazendo para fidelizar seu cliente? Você tem atendido de forma adequada? Seu e-commerce possui um canal para o cliente entrar em contato e tirar suas dúvidas? Grande parte dos consumidores digitais, em especial os que operam ticket de maior valor querem ter um contato humano, se sentem mais seguros, compram com mais facilidade e tendem a voltar pela satisfação de serem bem atendidos.

 

Aumento nas vendas

Desde que começou a operar, a Grapol Móveis para Escritório registrou um aumento significativo nas suas vendas, hoje opera cerca de 50% dos pedidos via televendas, segundo os diretores da empresa o canal de televendas foi uma peça fundamental para conquistar mais clientes e converter mais pedidos.

 

Como começar?

Inicialmente você não precisa montar uma equipe enorme, inflar os custos e engessar a sua operação, seja flexível, monte um time pequeno, comece a operar, invista nos resultados gerados, você vai conhecer melhor o seu cliente, quais são suas dúvidas, o que ele busca e o que ele precisa para fechar negócio.

 

Leia também: Como Impulsionar Suas Vendas nos Marketplaces sem Pagar Taxas Extras

 

Então, se você já tem um time de televendas comente aqui, deixe sua experiência, se você ainda não possui e precisa de ajuda comente também vamos compartilhar nossas experiências com você.