Por fatores como a agilidade, preços atrativos e a comodidade de não precisar sair de casa, cada vez mais gente está preferindo comprar pela Internet. E com isso surge uma duvida, quando devo expandir meu negocio e abrir uma loja online?
Mais de 70% dos consumidores preferem esse canal de compra, segundo uma pesquisa feita pelo NZN Intelligence no primeiro semestre.
As empresas estão de olho nessa tendência e quem ainda não tem já está de olho na possibilidade de expandir as suas vendas também para a internet.
Você tem uma empresa que ainda não vende online? Não sabe se é o caso de abrir uma loja virtual e nem como fazer para começar o seu negócio na internet? Então você está no texto certo.
O que é uma loja virtual?
Uma loja virtual nada mais é que o seu balcão de vendas on-line, um site onde você expõe e comercializa os seus produtos.
Por isso, assim como em uma lógica física, é preciso estar atento para que esse local tenha bom gosto, segurança e fácil acesso, por exemplo. O site tem que ser então bonito, fácil de navegar e mostrar seus produtos e especificações de maneira clara.
Quer ajuda para expandir a sua empresa para o e-commerce? Solicite o seu orçamento com a Rocky.
Devo abrir uma loja virtual?
O crescimento desse mercado é inegável, mas antes de abrir uma loja virtual, você precisa preparar o terreno.
É fundamental conhecer seu público e as peculiaridades do mercado na sua área de atuação.
A primeira pergunta que você precisa se fazer é se realmente conhece o seu público e se ele está disposto a comprar o que você vende on-line.
Em seguida, você precisa pensar nas partes práticas, como formas de pagamento e logística de entrega.
Por onde começar?
Você deve começar respondendo as perguntas do tópico anterior e, em seguida, pensando na estrutura do seu site.
Especialmente se você é novo no mundo on-line, uma boa saída pode ser contratar empresas intermediadoras, que disponibilizam ferramentas para facilitar as vendas, recebendo o pagamento e repassando para a loja.
Essas empresas têm sistemas anti-fraudes e fazer as transações dessa forma no início costuma ser mais seguro do que criando o seu próprio sistema de primeira.
E-commerce e loja virtual são a mesma coisa?
Uma informação muito importante que você precisa ter clara antes de abrir a sua própria loja é que e-commerce e loja virtual não são exatamente a mesma coisa, como muitos pensam.
O e-commerce, ou comércio eletrônico, pode ser feito pelas redes sociais e trazer bons resultados, sem a necessidade de que o empresário crie a sua própria loja on-line. Há ainda sites consolidados de vendas, onde você pode começar a anunciar, junto com outros lojistas.
Começar por essas alternativas e ir entrando no e-commerce devagar, antes de criar a sua própria loja on-line, pode ser um ótimo jeito de começar, sentir o terreno e analisar o comportamento dos seus consumidores.
Assim quando você se sentir pronto para criar um site específico só para você poderá fazer isso com muito mais segurança e garantias de que o investimento vai valer a pena.
Gostou desse artigo? Acesse outros conteúdos do nosso blog.