A procura que é feita, em relação a esse tipo de comercio virtual, tem ganhado força. Parte dessa corria pelo eldorado, decorre da possibilidade de que a principio, não é necessário um vultuoso investimento inicial. O que está deixando muitas duvidas em relação, a sua eficácia.

Para saber mais sobre as funcionalidades do dropshipping veja: Oque é dropshipping?

Os prós.

A principal vantagem dos vendedores que trabalham com esse modelo de negocio, é o de não ter custos relacionados com o estoque. Que são os de:

  • Capital de formação de estoque
  • Capital de manutenção de estoque
  • Custos com armazéns
  • Custos com o pessoal
  • Movimentação e embalagem de carga

Existe uma otimização no fluxo de caixa, justamente por não ser preciso ter seu estoque. Com isso os custos são muito baixos, e claramente é mais facil iniciar um negocio. Sendo feito a venda de forma direta o varejista tem em seu poder todo o catalogo de produtos ao qual tenciona vender.

O drop shipping também elimina a duplicação de esforços, pois somente um armazém vai manusear, embalar e enviar o produto. A redução de custos refletem em melhores preços e possivelmente, com uma margem de lucro maior.

Contras.

Mesmo parecendo promissor, existem aspectos que necessitam de maior atenção, erros de comunicação podem acontecer. Portanto deve ser previsto possíveis imprevistos como:

  • O produto pode ter sido vendido a outros revendedores
  • Não foi fabricado em grande quantidade
  • Pode ter sido vendido para outro revendedor no mesmo momento (venda em duplicidade)
  • O cliente pode ter que aguardar além do prazo definido

Outro ponto é que a concorrência é grande em vários setores. Então o preço é fator determinante em muitos momentos para o consumidor. Portanto promoções e ofertas, fazem com que o controle de custos, determine qual é margem de lucro e a frequência em que as vendas ocorrem.

Riscos tributários e legais também devem ser gerenciados. Sendo assim, diferenças de impostos estre os pontos de saída dos produtos, legislações sobre importação de produto estes aspectos são de grande importância.

Estas precauções evitam problemas, com reclamações em órgãos de defesa do consumidor, que em muitas vezes podem ser resolvidas, de forma amigável e que em consequência disso possa fidelizar o cliente.

O que realmente fara sentido e diferença é a capacidade de gerenciamento de cada formato de negocio. Por isso é imprescindível ter objetivos claros e um bom plano de negócios, que se possa atualizar e melhorar constantemente de acordo com as mudanças necessárias que a própria dinâmica do mercado exige de cada empreendimento.

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