A tarefa de transformar seu produto em algo amado por todos nem sempre é fácil, ainda mais se você trabalha com públicos distintos. Por isso, Marcio Von Muhlen, Gerente de produtos da Dropbox, deu dicas de como transformar seu produto em algo amado por todos. Confira as dicas dele abaixo!

 

Produto Coca-Cola

 

Você já parou para pensar como a Coca-Cola chegou nesse patamar de ser amada no mundo todo? Não entraremos aqui na história da empresa, mas as ações que fizeram com que ela se tornasse uma das marcas mais famosas mundialmente foi sua adaptação e ajustes de produto conforme as necessidades e demandas surgidas com o tempo e na expansão para países com diferentes culturas.

Essa é uma das premissas que fazem com que seu produto seja amado.

Mas as dicas de Von Muhlen vão além. Confira abaixo como ter um produto amado por todos!

 

1. Pense primeiro no seu consumidor

Hoje é ele quem manda. Não adianta ter o melhor produto do mundo se o mercado consumidor não tem interesse ou necessidade dele. Demande seus esforços em projetos e produtos que irão despertar a atenção dos seus consumidores.

O primeiro passo é ouvir o consumidor e ter um contato direto com ele. Esse contato e atenção dispensados abrirão as portas para seu time de desenvolvimento aprimorar o produto com base nos anseios dos consumidores. É importante que esse contato seja também presencial, assim você irá compreender melhor como seu produto se encaixa na vida dos consumidores e quais são suas necessidades e dificuldades com o produto no dia a dia, extraindo todas as informações que, se fossem passadas por telefone ou e-mail, poderiam se perder.

“Nós temos de trazer a informação que obtemos nesse contato presencial para todos. É muito importante que sua empresa esteja consciente de para quem eles estão criando e mantendo um produto ou serviço. Assim, todas as decisões serão feitas com o desejo de consumidores em mente e o produto será melhor.”

 

2. Acabe com os manuais

Se seu produto é difícil de usar a ponto do seu consumidor precisar de um manual para isso, você está no caminho errado. O produto deve ter um uso intuitivo, ser fácil de usar e que seu consumidor não precise de um manual para isso.

“Para isso, elimine etapas de decisão encontradas no seu produto. Os consumidores não gostam de fazer muitas escolhas”, analisa Muhlen. “Você pode pensar que essa remoção faz seu produto ser menos poderoso. Mas o que faz sua ideia ser usada por muitas pessoas, na minha opinião, é que os usuários não precisem de um manual para saber para que seu produto serve.”

 

3. Crie um produto impossível de ser ignorado

Se a sua ideia é tão boa a ponto de não ser ignorada pelo usuário, você está no caminho certo! Seu produto deve ser algo útil e imprescindível para o cotidiano do seu consumidor. Algo trivial pode até fazer sucesso por um determinado tempo, mas o que fará com que seu produto seja amado e, principalmente usado e adquirido será a supressão de uma necessidade que as pessoas possuem regularmente.

Afinal, um produto que acaba com as dores do consumidor e resolve problemas gera maior impacto e tem maiores chances de não ser ignorado!

“Tenha como meta solucionar os maiores problemas dos clientes, fazendo com que eles aumentem vendas, ocupem tempo ocioso ou pareçam bons aos olhos de seus chefes, colegas ou funcionários. Assim, você fará com que seus usuários fiquem deslumbrados e divulguem sua ideia aos colegas, criando um círculo vicioso de uso e divulgação para seu negócio.”

 

 

Sabendo disso, você agora pode impulsionar suas vendas nos marketplaces.

 

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