Quer montar ou mesmo dar um “up” no seu e-commerce mas não sabe por onde começar? Separamos algumas características fundamentais para ter um e-commerce de sucesso. Pegue seu café e boa leitura!
5 Passos Essenciais Para Um E-commerce de Sucesso
1. Conheça BEM seu cliente
E não só o cliente como também seus desejos e necessidades.
Saber TUDO sobre seu cliente é essencial para qualquer negócio, no mundo digital também não é diferente.
Pesquise as características demográficas e geográficas dele como:
- Nome
- Faixa etária predominante
- Localização predominante
- Estado civil
- Membros da família
- Emprego
- Renda,
- Mídias e redes que acessa, entre outros.
Lembre-se de buscar também as caraterísticas psicológicas
- Como ele compra?
- Do que ele precisa?
- O que ele gosta?
- Quais são as objeções à compra?
- Quais são seus hábitos?
- Como ele se comunica?
- Qual a experiência de compra o satisfaz? Entre outros.
Com isso você irá conseguir traçar sua comunicação, definir preços e formas de pagamento, estabelecer estratégias de fidelidade com a sua marca e até como irá atender esse cliente.
Lembre-se que seu e-commerce deve se comunicar de forma clara e efetiva com esse cliente e, sabendo tudo sobre ele, essa tarefa ficará mais fácil.
2 – Firme boas parcerias
Boas parcerias, principalmente com fornecedores, é imprescindível para um e-commerce de sucesso. O preço deles é importante, sim, mas procure firmar parceria com fornecedores comprometidos com a entrega de um produto com qualidade e que cumpra os prazos. Assim você conseque investir no seu estoque tendo a segurança da reposição rápida e ficiente quando o mesmo estiver acabando.
Ainda, busque por fornecedores exclusivos. Ter produtos exclusivos o diferencia do mercado e faz com que você se encaixe em um nicho de mercado possuindo um produto de qualidade e que ninguém possui.
3 – Adquira a plataforma correta
A plataforma é essencial. É nela que seu cliente irá realizar a compra e você irá gerenciar sua loja virtual. Portanto, ela deve atender às necessidades da sua empresa e aos requisitos de todo e-commerce junto ao cliente.
Além disso, busque transmitir através dela o mesmo posicionamento que sua marca possui nos demais canais em que atua. Isso será essencial para a lembrança da sua marca. Existem diversas algumas características essenciais nesta escolha: otimização SEO, importantíssima para seu posicionamento no Google; user experience, quando o layout é voltado para a conversão das vendas; antendimento, o suporte dado ao seu e-commerce; e a segurança, dando maior estabilidade e protegendo seus dados e do seu cliente.
Pesquisas realizadas junto aos consumidores digitais, revela que 75% deles prefere consumir em lojas que se adaptam ao seu perfil e que lhes transmitam melhor experiência na hora da compra.
Reitero dois fatores essenciais na escolha. A segurança que evita também fraudes e desistências da compra e a usabilidade (user experience), fundamental para as taxas e conversão.
Por isso, analise bem suas opções.
Leia também: Qual plataforma escolher para o meu e-commerce?
4. Logística e Embalagem
A satisfação do seu consumidor já não é mais um diferencial, é uma obrigação de toda a empresa. Por isso, fique atento a tudo que possa causar desconforto à ele.
Para isso, mantenha-o sempre atualizado e disponibilize o máximo de informações à ele após suas compras. Informe sobre cada processo que ocorre durante o pedido e, ao final, veja se ele recebeu o produto, se tudo ocorreu da maneira certa e peça um feedback à ele. Isso será essencial para a melhoria dos processos e para as avaliações positivas do seu serviço.
Veja este vídeo do Sebrae que explica um pouco mais sobre esse assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=9q5k_hUN-7w
5 – Invista em marketing e remarketing
É improvável que no lançamento da sua loja virtual você já tenha milhares de visitas e vendas nos primeiros meses. Portanto, reserve uma parcela relevante para investir no marketing digital. Lembre-se que esse valor despendido não é um gasto, é um investimento que irá trazer um retorno futuro: seu e-commerce de sucesso.
Lembra do seu cliente que citamos no primeiro item? Foque nele na hora de fazer suas campanhas. Faça anúncios segmentados que falem diretamente com cada um deles. Facilite o acesso dele à primeira compra, ofereça descontos personalizados, crie planos de fidelidade e trabalhe muito forte o remarketing!
Esses itens trarão recorrência de visitas e compras ao seu e-commerce.
Ainda, reiteramos a importância do Inbound Marketing para que você estabeleça um relacionamento mais próximo com o seu cliente. Esse relacionamento é essencial para estreitar o carinho do seu cliente com a sua marca e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Lembre-se: seja persuasivo e mantenha um atendimento ágil e eficiente!
Leia também: Inbound Marketing é importante para o meu e-commerce?
Com tudo isso, o sucesso do meu e-commerce está garantido?
Bom, esses itens que falamos são os essenciais para qualquer e-commerce e, executar cada um deles com maestria irá trazer resultados. Porém, são itens que já são padrões para os grandes players de mercado, que os trabalham muito bem. Portanto, se quer competir com eles, não pode ficar de fora.
Para finalizar, busque sua diferenciação de mercado e proporcione experiências positivas e inesquecíveis ao seu cliente. Essa é a receita certa para eles voltarem e também indicarem seu site a outras pessoas.
Caso tenha dúvidas deixe-nos comentários que respondemos.