Hoje, para os usuários, o cartão de crédito é mais do que uma forma de pagamento, é uma facilidade. Por isso, ter a opção correta na sua loja não só auxilia na questão de custos, como também na finalização da compra pelo cliente. Descubra qual sistema de pagamento é o certo para sua loja virtual.
Qual o melhor sistema de pagamento via cartão de crédito para o meu e-commerce?
O sistema de pagamentos costuma ser o coração de toda a operação no e-commerce. É para este local onde todos os clientes são direcionados ao decidirem comprar na sua loja. De extrema importância ao pensar em montar um e-commerce, deve-se destinar um tempo para analisar qual sistema se adequa melhor as suas necessidades.
Montei essa matéria para lhe ajudar escolher e comparar os sistemas mais utilizados por E-Commerces no Brasil.
Em geral os sistemas de pagamentos são subdivididos em duas categorias, os Gateways e os Intermediadores ou como também são conhecidos de Subadquirentes.
Bem, agora que você já sabe que existem essas duas modalidades, vamos entender melhor cada uma delas.
Sistema de Pagamento: Gateways
Em geral utilizados por empresas ou E-Commerces mais maduros, é considerado pelos empreendedores de e-commerce como a melhor das opções.
Sua operação de pagamento é muito semelhante a da “maquininha de cartão”.
As empresas mais conhecidas que atuam nesta modalidade são: Cielo, RedeCard, Getnet e Pagarme (PSP). Abaixo listamos algumas das vantagens e desvantagens da operação via Gateway de pagamentos.
Vantagens:
- Menores taxas
- Maior controle da operação
- Parcelamentos sem juros pela loja
- Checkout Transparente
- Aumento da taxa de conversão
- Melhor Atendimento
- Nome da sua empresa na fatura do cliente
Desvantagens:
- Necessidade de um sistema de análise anti-fraude
- Processo de homologação lento
- Possíveis gastos com a contratação do serviço.
Intermediadores ou Subadquirentes
Atuam como facilitadores da operação entre você e a operadora de cartão. Em geral a contratação é muito ágil na maioria das vezes a liberação ocorre no mesmo dia de contratação do serviço.
Possuem uma política rígida de proteção ao consumidor, garantindo reembolsos ágeis ou intermediação em casos como resolução de conflitos.
Geralmente utilizado por quem está iniciando as atividades no comércio eletrônico, devido a sua facilidade de contratação e por não possuir custos de adesão.
Os intermediadores mais utilizados no Brasil são: Pagseguro, Moip, Paypal, Bcash/PayU.
Listamos abaixo, as vantagens e desvantagens dessa modalidade de pagamentos:
Vantagens:
- Operação de administração simples
- Recebimentos parcelados a vista
- Em geral sem custo de implantação
Desvantagens:
- Altas taxas
- Menor taxa de conversão no e-commerce
- Atendimento burocrático
- Perca de vendas por controle rigoroso para aprovação de pedidos, que na maioria das vezes são vendas legítimas.
Outro ponto que vale ressaltar é que um e-commerce não é obrigado a possuir apenas um sistema de pagamentos. É muito comum encontrar E-Commerce que possuem gateways e intermediadores integrados na mesma plataforma, afinal alguns consumidores podem ser influenciados a comprar por diferentes formas de pagamentos.
Vale ressaltar que você deve analisar as taxas de cada modalidade decidir qual o melhor custo benefício para sua operação.
Se você ainda está com dúvidas e não decidiu qual é a melhor forma de pagamento, não hesite em contratar um especialista para lhe ajudar a tomar a melhor decisão, comente abaixo ou entre em contato conosco que será um prazer poder lhe ajudar.
Leia também: Potencialize seu E-commerce com um Televendas
Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e iremos ajudar você!