Existem muitas plataformas no mercado e escolher a que melhor se encaixa no seu negócio pode ser um pouco desafiador. Vamos esclarecer alguns pontos importantes para que você possa tomar sua decisão.
O que é uma plataforma para e-commerce?
A plataforma é o ambiente onde você poderá gerenciar todas as operações da sua loja virtual, desde cadastramente do produtos até definições de entrega. É nela que seus clientes irão executar as ações para a realização das compras, o pagamento, acompanhamento dos pedidos e o contato com a sua empresa.
Toda plataforma possui 2 ambientes:
1. Ambiente administrativo (CMS)
Esse é o ambiente do dono o e-commerce. As atividades nele variam conforme os recursos de cada plataforma. Os recursos mais comuns são: gerenciamento de estoque e clientes, acompanhamento dos pedidos, configurações de produtos e frete e relatórios.
2. Loja virtual
Esse é o ambiente do seu visitante/cliente. Ele será acessível através do domínio da sua loja. É recomendável possuir um domínio personalizado, fique atento se a plataforma que está pensando em escolher oferece isso.
Neste ambiente, o cliente irá acompanhar os pedidos dele, controlar os dados cadastrais e gerenciar demais atributos que você ofereça a ele.
Que tipo de plataforma escolher?
Existem 3 diferentes tipos de plataformas no mercado. Cada uma possui suas vantagens e é aconselhada para um tipo de negócio.
Entenda um pouco mais a seguir:
1. SAAS (Software as a Service)
As plataformas Saas são projetadas para serem comercializadas em larga escala. Esse modelo é desenvolvido de forma genérica e possui uma estrutura pré-definida o que causa uma limitação com relação as customizações ao seu projeto.
As vantagens dessa plataforma são o baixo custo de aquisição e manutenção e o baixo tempo de implementação.
Essa plataforma é indicada para quem está iniciando no ramo online, que ainda não possui loja física e busca uma ferramenta barata, não se preocupando com outros atributos.
Vantagens:
- Baixo custo de aquisição e manutenção
- Baixo tempo de implementação
Desvantagens:
- Limitações de customização
- Suporte geralmente deficiente
- Plataforma genérica
2. Open Source (Código Aberto)
As plataformas Open Source são muito utilizadas na internet, já que disponibilizam o código aberto. Devido a isso, possuem inúmeros plugins e bibliotecas prontas, sendo necessário apenas fazer o download dos mesmos e instalá-los.
Porém, devido a isso, você mesmo precisa ter conhecimento em programação ou mesmo contratar um profissional que lhe ajude na implementação da mesma. Ainda, o desenvolvedor irá auxiliar você quanto a segurança do seu e-commerce já que, por ser um código aberto, pode estar mais sucetível a invasão e um desenvolvedor saberá como proteger sua loja.
Vantagens:
- Inúmeros plugins e bibliotecas prontas
- Possibilidade de personalização
Desvantagens:
- Necessário contratar um profissional
- Personalização limitada
- Risco de segurança
3. Personalizada
As plataformas personalizadas possuem a vantagem de se adaptar às suas necessidades. São plataformas que despendem seus recursos aprimorando quesitos como user experience (usabilidade), design de conversão, segurança e estabilidade. Esta personalização abrange, muitas vezes, um estudo do seu negócio para identificar suas necessidades e adaptar a plataforma a elas. Ainda, essas plataformas possuem atendimento mais personalizado e maior número de ferramentas para otimizar o SEO da sua loja.
Contudo, essas plataformas, em geral, têm maiores custos de implementação e manutenção.
Aqui você deve pesar levando em conta as possibilidades de crescimento com uma plataforma personalizada e mais robusta, não apenas o valor financeiro.
Vantagens:
- Design de conversão
- Focado na usabilidade (user experience)
- Ferramentas SEO otimizadas
- Melhor atendimento
- Mais seguras
- Mais estáveis
- Não é necessário um programador
Desantagens:
- Maior cursto de implementação e manutenção
Busque sempre conhecer junto a empresa ou profissional ao qual você está contratando os recursos disponíveis em cada plataforma e avalie com cuidade aquela que irá se encaixar melhor com a fase do seu negócio e o melhor custo benefício para você.
Vamos listar pra você alguns recursos importantes para qualquer e-commerce e que você deve estar atento se a plataforma que irá contatar dispõe.
Recursos indispensáveis:
- Integração com marketplaces
- URL Amigável
- Diversidade nas formas de pagamento
- Segurança SSL e sistema Anti-fraude
- Integração com Google Analytics
- Google Adwords e Facebook Ads
- Re-marketing
- Relatórios Gerenciais
- Integração com correios e transportadoras
- Responsividade para dispositivos móveis
- Integração com sistemas de atendimento
Além desses, existem alguns recursos que, dependendo seu nicho, podem ser a cereja do bolo para suas vendas!
Diferenciais:
- Flexibilização para geração de páginas promocionais (Landing Pages)
- Integração completa com sistemas de Inbound Marketing
- Sistema de busca BigData
- API de integração com ERP ou CRM
- Televendas
Atenção ao atendimento!
Não menos importante que os itens citados anteriormente, busque referências sobre a reputação da plataforma e a qualidade do atendimento na empresa que está buscando contratar. A agilidade no atendimento e no suporte podem ser essenciais quando você precisar de alguma ajuda técnica, principalmente se feito de forma humana e não por chatbots.
Agora que você já conhece as plataformas disponíveis para o mercado e suas vantagens e desvantagens, temos certeza que fará a melhor escolha para o momento da sua empresa.
Esperamos que ela seja um sucesso em vendas!
Leia Também: 5 Passos para o Planejamento da Sua Loja Virtual
Ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários e iremos esclarecer 🙂