Existem muitas plataformas no mercado e escolher a que melhor se encaixa no seu negócio pode ser um pouco desafiador. Vamos esclarecer alguns pontos importantes para que você possa tomar sua decisão.

 

Plataforma Saas vs Open Source vs Personalizada

 

O que é uma plataforma para e-commerce?

A plataforma é o ambiente onde você poderá gerenciar todas as operações da sua loja virtual, desde cadastramente do produtos até definições de entrega. É nela que seus clientes irão executar as ações para a realização das compras, o pagamento, acompanhamento dos pedidos e o contato com a sua empresa.

 

Toda plataforma possui 2 ambientes:

 

1. Ambiente administrativo (CMS)

Esse é o ambiente do dono o e-commerce. As atividades nele variam conforme os recursos de cada plataforma. Os recursos mais comuns são: gerenciamento de estoque e clientes, acompanhamento dos pedidos, configurações de produtos e frete e relatórios.

 

2. Loja virtual

Esse é o ambiente do seu visitante/cliente. Ele será acessível através do domínio da sua loja. É recomendável possuir um domínio personalizado, fique atento se a plataforma que está pensando em escolher oferece isso.

Neste ambiente, o cliente irá acompanhar os pedidos dele, controlar os dados cadastrais e gerenciar demais atributos que você ofereça a ele.

 

Que tipo de plataforma escolher?

Existem  3 diferentes tipos de plataformas no mercado. Cada uma possui suas vantagens e é aconselhada para um tipo de negócio.

Entenda um pouco mais a seguir:

 

1. SAAS (Software as a Service)

As plataformas Saas são projetadas para serem comercializadas em larga escala. Esse modelo é desenvolvido de forma genérica e possui uma estrutura pré-definida o que causa uma limitação com relação as customizações ao seu projeto.

As vantagens dessa plataforma são o baixo custo de aquisição e manutenção e o baixo tempo de implementação.

Essa plataforma é indicada para quem está iniciando no ramo online, que ainda não possui loja física e busca uma ferramenta barata, não se preocupando com outros atributos.

Vantagens:

  • Baixo custo de aquisição e manutenção
  • Baixo tempo de implementação

 

Desvantagens:

  • Limitações de customização
  • Suporte geralmente deficiente
  • Plataforma genérica

 

2. Open Source (Código Aberto)

As plataformas Open Source são muito utilizadas na internet, já que disponibilizam o código aberto. Devido a isso, possuem inúmeros plugins e bibliotecas prontas, sendo necessário apenas fazer o download dos mesmos e instalá-los.

Porém, devido a isso, você mesmo precisa ter conhecimento em programação ou mesmo contratar um profissional que lhe ajude na implementação da mesma. Ainda, o desenvolvedor irá auxiliar você quanto a segurança do seu e-commerce já que, por ser um código aberto, pode estar mais sucetível a invasão e um desenvolvedor saberá como proteger sua loja.

Vantagens:

  • Inúmeros plugins e bibliotecas prontas
  • Possibilidade de personalização

 

Desvantagens:

  • Necessário contratar um profissional
  • Personalização limitada
  • Risco de segurança

 

3. Personalizada

As plataformas personalizadas possuem a vantagem de se adaptar às suas necessidades. São plataformas que despendem seus recursos aprimorando quesitos como user experience (usabilidade), design de conversão, segurança e estabilidade. Esta personalização abrange, muitas vezes, um estudo do seu negócio para identificar suas necessidades e adaptar a plataforma a elas. Ainda, essas plataformas possuem atendimento mais personalizado e maior número de ferramentas para otimizar o SEO da sua loja.

Contudo, essas plataformas, em geral, têm maiores custos de implementação e manutenção.

Aqui você deve pesar levando em conta as possibilidades de crescimento com uma plataforma personalizada e mais robusta, não apenas o valor financeiro.

Vantagens:

  • Design de conversão
  • Focado na usabilidade (user experience)
  • Ferramentas SEO otimizadas
  • Melhor atendimento
  • Mais seguras
  • Mais estáveis
  • Não é necessário um programador

 

Desantagens:

  • Maior cursto de implementação e manutenção

 

 

Busque sempre conhecer junto a empresa ou profissional ao qual você está contratando os recursos disponíveis em cada plataforma e avalie com cuidade aquela que irá se encaixar melhor com a fase do seu negócio e o melhor custo benefício para você.

Vamos listar pra você alguns recursos importantes para qualquer e-commerce e que você deve estar atento se a plataforma que irá contatar dispõe.

Recursos indispensáveis:

  • Integração com marketplaces
  • URL Amigável
  • Diversidade nas formas de pagamento
  • Segurança SSL e sistema Anti-fraude
  • Integração com Google Analytics
  • Google Adwords e Facebook Ads
  • Re-marketing
  • Relatórios Gerenciais
  • Integração com correios e transportadoras
  • Responsividade para dispositivos móveis
  • Integração com sistemas de atendimento

 

Além desses, existem alguns recursos que, dependendo seu nicho, podem ser a cereja do bolo para suas vendas!

Diferenciais:

  • Flexibilização para geração de páginas promocionais (Landing Pages)
  • Integração completa com sistemas de Inbound Marketing
  • Sistema de busca BigData
  • API de integração com ERP ou CRM
  • Televendas

 

Atenção ao atendimento!

Não menos importante que os itens citados anteriormente, busque referências sobre a reputação da plataforma e a qualidade do atendimento na empresa que está buscando contratar. A agilidade no atendimento e no suporte podem ser essenciais quando você precisar de alguma ajuda técnica, principalmente se feito de forma humana e não por chatbots.

 

Agora que você já conhece as plataformas disponíveis para o mercado e suas vantagens e desvantagens, temos certeza que fará a melhor escolha para o momento da sua empresa.

Esperamos que ela seja um sucesso em vendas!

 

Leia Também: 5 Passos para o Planejamento da Sua Loja Virtual

 

Ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários e iremos esclarecer 🙂