Apenas saber o que é? Não nos dá a capacidade de avaliar, se é a melhor das escolhas para iniciar um negocio online, por isso além disso, vamos abordar qual é o seu funcionamento, vantagens e desvantagens.

O que é:

De forma pratica, é a capacidade de um e-commerce ou marketplaces, fazer a venda sem ter um estoque próprio. É feito a venda de produtos que estão no estoque do fornecedor.

Como funciona?

O revendedor vende um produto para o cliente e o fornecedor faz todo o processo de logística, separa o produto e envia ao cliente final. Dito dessa forma, parece ser muito tranquilo e descomplicado a operação, mas atenção!

Nada no ramo de compra e venda de produtos, é somente postar e curtir fotos e depois receber likes. E mesmo se o fosse, quando se trata de trabalho, este sempre dá trabalho. Existe toda uma jornada desde o click da compra, até a entrega do produto.

Esse pedido é transferido diretamente ao fornecedor do produto. Então, este se responsabilizará pela disponibilização do produto para a entrega. Podendo também, utilizar seu próprio sistema de entrega ou outro recomendado pelo responsável pela venda.

O revendedor.

Este tem o papel central em toda a operação. Pois precisa ter dominio de todas as ferramentas para a captação de clientes, marketing e meios de pagamento, sem falar de controle de estoques. Portanto VMI, que é a sigla para o (inventario gerido pelo fornecedor), isso serve, para controlar os níveis de estoques dos produtos que vende e que estão no fornecedor e também das entregas.

Quando utiliza o Drop Shipping, o fornecedor deve ter em mente que, para monitorar os níveis de serviço prestados pelo parceiros e fornecedores,  ele deve ter bem organizado seu plano de negocio. Já que sua marca está envolvida diretamente com o consumidor. Uma boa conexão com o cliente final e o fornecedor é a chave do negocio.

O fornecedor.

Neste caso ele pode estar atuando, tanto como varejista ou como atacadista. O que realmente importa, é se ele tem as especificações e ferramentas, capazes de atender a demanda da revenda. Sendo assim, é preciso que se tome precações quanto ao stock out, se a mercadoria está em falta, no ato da venda, se a entrega ocorreu de forma satisfatória.

O sucesso de uma empresa, que trabalha com este modelo de negocio, está na capacidade de entender o cliente final e na confiança de que será cumprido o combinado. Portanto, o prazo da entrega e, se o que foi adquirido confere com a descrição do produto e de suma importância.

Gostou! Acesse nosso site e confira mais artigos relacionados.

Blog Ecommerce | Rocky (rockyecommerce.com.br)

Veja tambem: https://rockyecommerce.com.br/como-vender-mais-no-marketplace/

https://rockyecommerce.com.br/como-vender-mais-no-marketplace/