E-commerce? Será que ainda vale a pensa investir? Será que o mercado está mesmo a favor do e-commerce? É um mercado que continuará crescente?
Nós respondemos essas e outras perguntas abaixo. Confira!
Online X Offline
Há ainda uma conversa sobre a “rivalidade” do e-commerce com a loja física.
Em primeiro lugar, temos que entender que tudo é varejo. Se você possuir loja física e e-commerce eles não irão concorrer. Um irá impulsionar o outro. E ambos irão permitir que seu cliente compre o que ele quiser, a hora que ele quiser e onde ele quiser.
Esse é o ponto principal que temos que ter em mente quando falamos de e-commerce para varejo. Hoje o poder está com o seu cliente e, se você quiser vender, terá que estar onde ele quer comprar.
Mas uma dúvida pode estar pairando em sua cabeça:
E-commerce: com tantas lojas vendendo online, ainda vale investir?
Vou responder com alguns dados:
Segundo pesquisa do Google (2016), 27 milhões de pessoas irão fazer sua primeira compra online nos próximos 5 anos, totalizando 67,4 milhões e representando 44% dos internautas em 2021.
Se esse dado ainda não for suficiente para responder sua pergunta, a mesma pesquisa ainda afirma que a média de crescimento do e-commerce até 2021 será de 12,4% ao ano.
Ainda, para você que tem loja física, segundo o estudo, 19% das vendas totais do varejo offline (desconsiderando alimentos e bebidas) já sofrem influência do meio digital e, até 2021, essa influência deve crescer ainda mais, chegando a 32% das vendas. Quando combinamos esse número com as vendas totais do e-commerce, esse percentual de influência é ainda maior, sendo 25% em 2016 e deve chegar a 42% até 2021.
O uso do smartphone também vai influenciar ainda mais nas vendas do e-commerce. Em 2016, estima-se que 19% das vendas foram feitas por mobile, em 2021 esse número deve chegar a 41%.
A ligação entre o online e off-line (omnichannel) só tende a se favorecer e as empresas já estão buscando entender esse consumidor omnichannel. Segundo a mesma pesquisa, esses consumidores multicanais gastam até 40% mais e tendem a ser mais fiéis a as marcas se comparados com aqueles que utilizam apenas um canal.
Investimento em Marketing
É claro que você também terá que investir em marketing e publicidade no seu e-commerce. Mas nesse quesito o digital leva vantagem, pois ele pode ser bem mais segmentado, atingindo um público mais qualificado para seu produto e é mais barato.
Um estudo da Google, em parceria com a Kantar Worldpanel, GFK, Data2decisions e Brandscience, afirma que 77% dos anúncios veiculados no Youtube rendem mais do que os anunciados na TV. Ou seja, eles convertem mais em compra.
Você ainda tem a possibilidade de trabalhar campanhas de Remarketing e encurtar o caminho do seu cliente para a compra, barateando o custo do mesmo e sendo sempre recorrente na mente dele.
Online você também consegue ter uma “conversa” mais próxima com o seu público e, através de entrega de conteúdo relevante para ele, criar uma relação de proximidade entre o cliente e a sua marca.
Tudo isso, novamente, encurta a jornada de compra, aumenta a conversão, a recorrência de compra e, consequentemente, o lucro.
B2B
Se você trabalha com vendas para pessoas jurídicas (B2B), a notícia é ainda melhor! Segundo pesquisa da Forrester, apenas 26% dos e-commerces são “mestres” em B2B, as demais ainda não estão preparadas para atuar de forma madura no comércio digital para empresas.
Conclusão
Como eu disse, varejo físico e online se complementam, mas os dados apontam que em 5 ou 10 anos o varejo online irá ultrapassar o físico.
A pergunta final é: você estará nesse mercado de crescimento ou vai deixar para depois?